domingo, 7 de setembro de 2008

Museu do Oriente apresenta Ciclo de Cinema chinês




Ciclo ”O despertar da China”
Viagem cinematográfica pelo gigante asiático

O Museu do Oriente apresenta os filmes The Other Half, de Ying Liang, e Grain in Ear, do realizador Zhang Lu, nos dias 7 e 10 de Setembro, às 21h30, no Auditório.
As longas-metragens, integradas no ciclo “O despertar da China”, dão a conhecer a vida contemporânea no colosso asiático e mostram como os percursos individuais estão a ser afectados pelas profundas transformações sociais, económicas e culturais, em curso no país.


The Other Half retrata, de forma sensível e irónica, a vida numa cidade industrial da China, através do percurso de uma jovem empregada, de um escritório de advogados, que tem de lidar com o rol de queixas das suas clientes, com as consequências do vício do jogo do namorado, o alheamento do pai e a ameaça da crescente poluição.



Grain in Ear centra-se na personagem Cui Shunji, uma jovem mãe coreana a viver à margem da sociedade chinesa.

Com o marido na prisão e uma criança pequena para sustentar, nada mais resta a Cui senão continuar a vender kimchi (um prato coreano muito popular no Nordeste da China) numa roulotte ilegal, a trabalhadores fabris ao longo de uma estrada industrial.

Quando tudo, finalmente, parece estar a correr bem (com o início de uma nova relação amorosa e a legalização da sua actividade graças à ajuda de um polícia), Shunji apercebe-se da fragilidade da sua situação e decide-se por uma vingança impiedosa.


PROGRAMA:

7 Setembro

The Other Half (A Outra Metade)

Realização: Ying LiangCoreia/China, 2006, 111’, Cor

Língua: MandarimLegendado em português e inglês

Elenco: Zeng Xiaofei, Deng Gang, Zhao KeChow



10 Setembro

Grain in Ear (Grão na Orelha)
Realização: Zhang LuCoreia/China, 2005, 109’, Cor

Língua: MandarimLegendado em português e inglês

Elenco: Liu Iinaji, Jin Bo, Zhu Guangxuan, Wang Tonghui

Sem comentários: