segunda-feira, 28 de julho de 2008

RTP2 tem documentários novos


12 NOVOS
DOCUMENTÁRIOS NACIONAIS
CONTRATADOS PARA EXIBIÇÃO NA RTP2


António Campos, Hermínio Monteiro, Nuno Teotónio Pereira, Bartolomeu Cid dos Santos, Luísa Todi e Vasco Pulido Valente vão ser retratados, em seis documentários de uma hora, para a RTP2.

O contrato com a Midas Filmes, que os vai produzir, decorre do concurso público lançado pela RTP2 e cujos vencedores foram anunciados em Maio.


Vencedora da série “Cenas da Vida Real” que integrava o mesmo concurso, a Valentim de Carvalho Filmes vai produzir outros seis documentários, também de uma hora, intitulados: Sobre Rodas, Viagem à Lua, I Love My Computor, A Catedral, Novas Escolas e Porta Blindada.
As 12 obras deverão estar todas entregues à RTP2 até ao final do I trimestre de 2009 e mobilizam autores e realizadores tão diversos como: Fernando Lopes, Catarina Alves Costa, Jorge Silva Melo, Joana da Cunha Ferreira e Diogo Lopes, Rui Esteves e Maria João Seixas, Francisco José Viegas e André Godinho, Bruno Cabral, Catarina Mourão, Cláudia Varejão, Graça Castanheira, Leonor Noivo e Cláudia Alves.
A RTP2, directamente, ou em parceria com terceiros, tem actualmente mais de oitenta outros documentários encomendados a produtoras nacionais independentes.

Com estas duas novas séries documentais a RTP2 reafirma, de forma inequívoca, a sua liderança, quer no domínio do documentário nacional televisivo quer no apoio às produtoras independentes.
Contribuir para consolidar as estruturas de produção audiovisual nacional e para o reforço da qualidade da sua criação foram dois dos objectivos principais do concurso público lançado pela RTP2 e de que agora se tornam públicos os títulos das obras e os seus realizadores.

O júri do concurso público lançado pela RTP2 declarou, entre as 39 propostas recebidas, como vencedora da série “Figuras Relevantes da Cultura Portuguesa” a Midas Filmes, com a seguinte proposta:


António Campos, por Catarina Alves Costa
Hermínio Monteiro, por Francisco José Viegas e André Godinho
Nuno Teotónio Pereira, por Joana da Cunha Ferreira e Diogo Lopes
Bartolomeu Cid dos Santos, por Jorge Silva Melo
Luísa Todi, por Rui Esteves e Maria João Seixas
Vasco Pulido Valente, por Fernando Lopes


e como vencedora da série “Cenas da Vida Real” a Valentim de Carvalho Filmes, com a seguinte proposta:
Sobre Rodas, por Bruno Cabral
Viagem à Lua, por Catarina Mourão
I Love My Computor, por Cláudia Varejão
A Catedral, por Graça Castanheira
Novas Escolas, por Leonor Noivo
Porta Blindada, por Cláudia Alves

Sem comentários: