sexta-feira, 27 de junho de 2008

Homenagem ao Maestro Fernando Lapa


CORO ACADÉMICO DA UNIVERSIDADE DO MINHO
homenageia MAESTRO FERNANDO LAPA

A Sala Principal do Theatro Circo acolhe a 28 de Junho (21h30) um espectáculo de homenagem ao músico e compositor português Fernando Lapa, interpretado pelo Coro Académico da Universidade do Minho.
A circunstância é igualmente marcada pelo lançamento de um trabalho discográfico e de um livro, compostos por parte da obra do maestro que dirigiu o agrupamento académico durante 16 anos.
Quanto ao espectáculo, constitui «uma união de luzes e sons» na evocação do Homem, Maestro e Compositor que marcou a história do Coro Académico da Universidade do Minho».
Em colaboração com o Sindicato de Poesia, o Coro Académico – na ocasião dirigido por Rui Paulo Teixeira, que, «sob uma chuva de tangerinas», revisita a música coral do maestro, bem como, as memórias, lugares e espaços contidos em cada melodia – faz-se acompanhar pelo violino de Danylo Gersev, violas de António Pereira e Mariana Blanc, violoncelo de Natércia Ribeiro, órgão de Célio Peixoto, pianos de Lígia Madeira e Francisco Reis, guitarras de Paulo Peres e Maria Paula Marques, e flauta de Luís Meireles.
Em actividade há quase três décadas, o Coro Académico da Universidade do Minho, constituído actualmente por mais de oitenta elementos, apresenta-se como uma associação cultural sem fins lucrativos que se tem vindo a dedicar a um trabalho de prática e divulgação de música coral de todas as épocas, com especial destaque para a música portuguesa.
Com um percurso que se distingue pela realização de mais de três centenas de concertos por todo o país e estrangeiro, de que se destacam “Puer natus est” e “Vozes Sobre a Cidade”, o Coro Académico da Universidade do Minho apresenta um reportório em que é notória a primazia do canto “a capella”.
Director deste agrupamento coral desde a sua formação, em 1989, até 2004, Fernando Lapa foi responsável, também, ao longo deste período, pela composição de várias obras e peças que assinalaram o percurso do colectivo académico e dos seus elementos.
Nascido em Vila Real, em 1950, Fernando Lapa, licenciado em Composição pelo Conservatório de Música do Porto, frequentou ainda diversos cursos nas áreas de Pedagogia Musical, Música Antiga, Direcção Coral, Análise e Composição.
Galardoado em vários concursos de Composição, tem mantido uma intensa actividade nesta área, o que se expressa em cerca de uma centena de obras, que vão dos corais, para formações de câmara ou instrumento solo, às obras sinfónicas, electroacústicas e outras.



Sem comentários: