sexta-feira, 27 de junho de 2008

Uma exposição que deve visitar no Terreiro do Paço- Páteo da Galé


"Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje"

Exposição inédita mostra plano histórico

que transformou a cidade


A exposição "Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" está patente no Páteo da Galé, Terreiro do Paço, até dia 1 de Novembro.

A mostra assinala a passagem dos 250 anos sobre o plano urbanístico elaborado na sequência do terramoto de 1755.

"Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" visa dinamizar o debate em curso sobre a reabilitação da baixa da capital portuguesa e dar a conhecer, ao grande público e aos especialistas, o processo urbano de reconstrução do centro de Lisboa pós-1755.

Trata-se, igualmente, de uma oportunidade única para ficar a conhecer, através de material audiovisual, todos os elementos constituintes de um dos planos urbanísticos mais relevantes, consistentes e coerentes jamais produzidos em Portugal.

Três anos depois do terramoto que destruiu Lisboa em 1755, uma série de decretos reais, então elaborados, definiram o futuro desenho urbano e arquitectónico, as regras administrativas e a engenharia financeira subjacentes à renovação da baixa da cidade.

Este conjunto codificado de regras urbanísticas muito precisas constitui, provavelmente, o primeiro plano urbano moderno nacional, que apresenta como particularidade o facto de ter sido concretizado.

A mostra está organizada em três secções principais, a primeira referente aos contextos e antecedentes ao plano.

A segunda secção é alusiva ao plano de 1758, em todas as suas perspectivas e características, com especial relevância para as questões metodológicas.

Por último, a terceira fase é relativa à evolução da área-plano da baixa entre a segunda metade do século XVIII e a actualidade, incluindo a estratégia delineada pelo actual Executivo para a revitalização desta zona de Lisboa.

Comissariada por Ana Tostões, do Instituto Superior Técnico de Lisboa e por Walter Rossa, da Universidade de Coimbra, com design do ateliê Henrique Cayatte, a exposição "Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" disponibiliza, também, um espaço destinado às actividades do Serviço Educativo e outro local onde os visitantes poderão fixar sugestões sobre a regeneração da Baixa-Chiado.

"Lisboa 1758, o Plano da Baixa hoje" constitui uma oportunidade única de celebrar e conhecer a história e o planeamento urbanístico de uma das zonas mais importantes do país: a baixa lisboeta.

Sem comentários: