sábado, 24 de maio de 2008

Um olhar sobre o agitado ano de 1968


1968 foi um ano de revolta.








Muitos foram os acontecimentos que abalaram o Mundo

e sobretudo a Europa neste ano de mudança.



JANEIRO:

Uma ofensiva poderosa das tropas norte-vietnamitas, contra cidades doVietnam do Sul apoiado pelos EstadosUnidos da América é um choque para a opinião pública americana. Para os americanos a guerra estava ganha antes mesmo de terem chegado aoVietnam. Pensava-se que o exército americano era invencível. Alguém se esqueceu que com a guerrilha não há forças militares invencíveis.

Foi o ponto de viragem na guerra.
MARÇO

Uma manifestação pró-democracia pelos estudantes da Universidade Varsóvia em 8 de Março é usada como pretexto para uma repressão violenta sobre os estudantes e a população em geral.


ABRIL

A 4 de Abril , Martin Luther King, o símbolo da luta dos negros e dos direitos civis nos Estados Unidos, é assassinado em Memphis, num motel.
Este assassinato gera uma onda de motins em todo o país. A 23 de abril, estudantes encerram a Universidade de Columbia. Em Nova Iorque as manifestações contra o envolvimento dos EstadosUnidos no diferendo entre os dois Vietnam's agudizam-se. O aumento das baixas norte americanas leva à recusa de muitos jovens na partida para aquela guerra que não consideram sua.


MAIO


Estudantes franceses invadem as ruas de Paris, protestando contra uma situação de marasmo e repressão reinante no país.A batalha com a polícia torna-se violenta, as ruas esventram-se com a construção de barricadas, carros são incendiados, há mortos e feridos a lamentar. Exige-se a demissão de de Gaulle.O país paralisa com a greve geral de 13 de Maio. O caos está instalado.Entretanto a agitação estudantil espalha-se pela Europa e não só. Países como a Itália, a Alemanha,a Turquia, o Japão, o Brasil, Portugal são inundados por essa onda de mudança e de liberdade. Em Portugal os resultados viram-se em Abril de 1974.

JUNHO

A 5 de Junho o Senador Robert Kennedy, irmão mais novo do presidente John F. Kennedy é abatido a tiro em Los Angeles no seguimento da sua campanha para Presidente do Estados Unidos. Nova tragédia se abate sobre a família Kennedy.









JULHO

Imagens da guerra no Biafra atravessam o mundo e horrorizam quem as vê. A fome quase mata mais que as balas. É uma etnia que desaparece. O mundo junta-se num apoio imenso que infelizmente não chega a tempo. O Biafra desaparece do mapa e com ele todos os seus habitantes.



AGOSTO

Tanques do Pacto de Varsóvia invadem Praga pondo fim a um período em que Alexander Dubcek tentou uma série de reformas que permitissem que os checos pensassem e vivessem por si, sem a permanente interferência dos países do Pacto de Varsóvia nomeadamente a União Soviética.Termina assim a chamada " Primavera de Praga " e o sonho de autonomia ideológica da Checoeslováquia.

OUTUBRO
Dez dias antes do início dos Jogos Olímpicos da Cidade do México, e após meses de agitação política, entre 200 a 300 estudantes são mortos por uma saraivada de balas da polícia que assim pretendia pôr fim a uma manifestação em Tlatelolco, Cidade do México.
Dois atletas negros dos Estados Unidos levantam os seus punhos,no podium, numa afirmação do . Também estes Jogos Olímpicos ficaram marcados pela revolta.

Sem comentários: