quinta-feira, 17 de abril de 2008

Inscrições para o Prémio Off Flip de Literatura



PRÉMIO OFF FLIP DE LITERATURA 2008
- REGULAMENTO -


O PRÉMIO OFF FLIP DE LITERATURA foi criado em 2006 por iniciativa da OFF FLIP - Circuito Paralelo de Idéias e este ano contempla dois géneros literários: CONTO e POESIA.
Poderão participar autores maiores de 18 anos de qualquer nacionalidade residentes no Brasil, bem como autores de países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) ou brasileiros residentes no exterior.

INSCRIÇÕES


As inscrições terão lugar até o dia 21 de maio de 2008.

Para os dois géneros (CONTO e POESIA) há duas categorias: CATEGORIA NACIONAL-EXTERIOR e CATEGORIA LOCAL, sendo que os autores da categoria local - residentes em Paraty - também concorrerão na primeira categoria.
Os textos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. O tema é livre e cada autor poderá enviar apenas um texto por gênero literário, digitado em papel tamanho A4 e em apenas uma das faces do papel e com as seguintes características:


CONTO: Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 3 cm. Os contos não poderão ultrapassar o limite de 4 (quatro) páginas.

POESIA: Os autores poderão utilizar qualquer tipo de fonte, diagramação e espaçamento, desde que o texto não ultrapasse o limite de 2000 caracteres (sem considerar os espaços em branco).

É obrigatório o uso de pseudónimo, que deverá constar no final do texto. Os textos inscritos na CATEGORIA NACIONAL-EXTERIOR devem ser apresentados em 4 (quatro) cópias e os inscritos na CATEGORIA LOCAL devem ser apresentados em 7 (sete) cópias.


Os textos deverão ser enviados em envelope grande e lacrado, identificado na frente com o nome do concurso e o género escolhido (CONTO ou POESIA). Dentro deste envelope os concorrentes deverão enviar um envelope menor, também lacrado, identificado na parte externa com o título do trabalho e o pseudónimo utilizado. O envelope menor deverá conter o original do comprovante de depósito da taxa de inscrição e uma folha com os seguintes dados: nome completo do autor e pseudónimo utilizado, título do trabalho, gênero literário, data de nascimento, endereço completo, e-mail e telefone para contacto e uma breve nota biográfica. Os textos deverão ser enviados para o seguinte endereço:

PRÊMIO OFF FLIP DE LITERATURA
BIBLIOTECA MUNICIPAL FABIO VILLABOIM

Prédio da Antiga Cadeia s/n - Largo de Santa Rita - Centro Histórico

CEP 23970-000 - PARATY - RJ

As inscrições serão feitas somente pelo correio e para todos os efeitos será considerada a data do carimbo.


ORIGEM DESTE PRÉMIO



Encontro de diversas naturalidades e nacionalidades, onde as conversas nas esquinas podem ser ouvidas nas mais diversas línguas e sotaques, Paraty é hoje um dos mais criativos e férteis locais de difusão cultural do país. Difusão esta que se dá num cenário natural privilegiado e inspirador.

Fisicamente pequena, mas imensa na sua vocação cosmopolita, e com expressiva bagagem cultural, a cidade fez expandir a Festa Literária Internacional gerando um Circuito Paralelo de Idéias, a OFF FLIP.

O evento nasceu da necessidade de se criar um espaço de integração e manifestação da sociedade local e de expansão de contactos culturais e artísticos durante a Festa Literária, devido à grande demanda por parte de escritores (consagrados e estreantes, de todo o Brasil e até do exterior), de algumas editoras, assim como de representantes de outras linguagens artísticas.

A essa procura uniu-se o desejo de oferecer aos visitantes a oportunidade de “beber da nossa água” e conhecer a nossa história.

Em 2005, a OFF FLIP promoveu cerca de 30 eventos em 11 pontos da cidade.

Em 2006 foram cerca de 50 eventos em 26 pontos da cidade – sendo a grande maioria gratuitos e abertos ao público.

No ano passado, durante a Flip e a OFF FLIP a cidade de Paraty recebeu um público em torno de 15 mil pessoas.

Este ano é aguardado um número ainda superior.

Sem comentários: