quinta-feira, 17 de abril de 2008

Saravá! Joel Xaviel

Saravá! Joel Xaviel


A convite da Turismo de Coimbra, E.M., o guitarrista Joel Xavier actuou ontem à noite no Convento de São Francisco.
Dando continuidade à politica de preservação e animação cultural de espaços históricos este edifício de 1602 que já foi a morada de uma fábrica de lanifícios foi, mais uma vez, palco de um evento promovido pela autarquia de Coimbra.
Com uma forte ligação paternal a Coimbra esta foi a primeira vez que o artista pisou um palco da cidade. Com hora marcada para as 21h30 o concerto começou após o quarto de hora académico como é da praxe na cidade dos estudantes.
Joel Xavier é considerado um dos melhores guitarristas latinos do mundo e já foi galardoado com diversos prémios, dos quais se destaca o “Concurso Internacional de Guitarra da NAMM-SHOW”, de que foi o vencedor com apenas 19 anos.
O músico apresentou-se em palco conjuntamente com Gustavo Roriz no baixo e Milton Batera na bateria e percussão. Esta é também a formação que integra o seu mais recente projecto “Saravá!”, da qual já resultou um álbum homónimo gravado ao vivo em Dezembro de 2007 no Teatro São Luiz.
Foram os sons deste último trabalho, marcadamente com influências lusófonas que fundem o jazz com ritmos afro-brasileiros, que se ouviram nesta noite na nave centrar do convento cuja acústica natural realça de forma isolada o vibrar dos instrumento e permite o pleno desfrute de cada nota.
Foi com este ambiente propício que os fãs escutaram, entre outras canções, “Batucada” e “Carnaval” com reminiscências do samba ou “Ginga”, uma composição a denotar a preponderância dos ritmos africanos. Do alinhamento da noite também fez parte a única balada que integra o álbum Saravá! E que foi dedicada em especial à mãe de Gustavo Roriz que estava presente na sala.
Este era um concerto há muito aguardado, as expectativas eram elevadas mas o grupo, tal como se esperava, não deixou os seus créditos por mãos alheias. Após uma hora de concerto fica o desejo que Joel Xavier regresse brevemente a Coimbra.
Teresa Arsénio e Pedro Vila Nova
Fotos - Teresa Arsénio

Sem comentários: