quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mayra Andrade premiada em Londres



Prémio BBC Radio 3 World Music Revelação

"é um reconhecimento bem-vindo"

Mayra Andrade


A cantora cabo-verdiana Mayra Andrade conquista o Prémio da World Music BBC Rádio 3 de Revelação.

"Fiquei muito contente, tenho consciência que o mercado da 'world music' é muito vasto e surgem todos dias coisas novas, é um reconhecimento que é muito bem-vindo".
Para a mesma categoria em que a artista cabo-verdiana venceu estavam nomeados os Balkan Beat Box, Bassekou Kouyate & Ngoni ba e Vieux Farka Toure.

"Receber este Prémio é também uma abertura de um outro mercado, nomeadamente o britânico e por consequência o anglo-saxónico. Já realizei duas apresentações no Barbican Centre e é um mercado que estamos a tentar".

O seu álbum de estreia, "Navega", foi distinguido em 2007 com o Deutscheschalplatten pela crítica alemã, e as vendas em Portugal atingiu o Disco de Ouro.

A artista cabo-verdiana está a preparar o próximo álbum, que irá gravar no final do ano, para editar em 2009.

Mayra tem actuado regularmente em Portugal: o ano passado realizou uma digressão que passou por seis cidades e participou no Festival Sudoeste e no África Festival.

Mayra iniciou a sua carreira aos 16 anos no Canadá, quando ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Francofonia.

Filha de cabo-verdianos, nascida em Cuba, Mayra já partilhou palcos com cantores como Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ernesto Puentes e ainda Charles Aznavour, com quem gravou um duo para o seu disco “Insolitement Votre”.
Mayra Andrade, 22 anos, considera que faz "parte de um leque de artistas que tem dado à música cabo-verdiana oportunidade de renovar e conquistar novos horizontes".

Sem comentários: