quinta-feira, 17 de abril de 2008

Município de Coimbra adere ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Município de Coimbra adere ao
DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
sob o tema “Património Religioso e Espaços Sagrados”
18 de Abril

VISITAS GUIADAS SOB AS TEMÁTICAS:
RAINHA SANTA ISABEL [10h00]
Iniciativa que divulga valores culturais e patrimoniais ligados à personalidade da padroeira da cidade.
A acção inclui a visita ao Convento de Santa Clara-a-Nova (Igreja, Sacristia, Claustro e Coro-baixo) e terá como base as temáticas:
- Vida e obra da Rainha Santa Isabel;
- Breve apontamento histórico sobre as Ordens Mendicantes (em especial as de São Francisco e de Santa Clara) e sua divulgação pelo Mundo, nomeadamente, em Coimbra;
- Pequena resenha histórico-artística do Convento de Santa Clara-a-Nova

SANTO ANTÓNIO [14h00]
O percurso integra uma visita à Igreja de Santo António dos Olivais e ao Centro de Estudos de Santo António, locais relacionados com a vida e obra do Franciscano.
Na Igreja, local de culto antoniano, que foi reformado no século XVIII, podem ser admirados, no seu interior, azulejos que representam a vida de Santo António, bem como retábulos em talha dourada, do século XVII.
O Centro de Estudos de Santo António foi inaugurado em 26 de Novembro de 2006, encontrando-se instalado nas antigas instalações da Sede da Junta de Freguesia. O espólio é constituído por uma colecção doada à Junta por Alfredo Bastos, constituída por imagens, postais, medalhas, selos, livros, louças, azulejos cautelas, entre outros objectos, oriundos dos vários cantos do mundo, tal como Santo António - o Santo de todo o Mundo.
Gratuito
INSCRIÇÕES
Casa da Cultura
telef. 239702630

Sem comentários: