quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Será que Lisboa vai ter de novo um Parque Mayer?


Contrato para a Reabilitação do Teatro Capitólio

Apresentação do 1º lugar do Concurso para

o Plano de Pormenor do Parque Mayer




Foi hoje tornado público o vencedor do Concurso para o Plano de Pormenor do Parque Mayer, " Aires Mateus e Associados".

Serão estes os arquitectos que , com o projecto aprovado, transformarão o Parque Mayer e zonas envolventes num espaço de lazer e cultura, com espaços verdes, um hotel, restauração e uma zona pedonal que passará também pelo Jardim Botânico.
O projecto de reabilitação do Capitólio estará a cargo do arquitecto Souza Oliveira, que prometeu um novo Capitólio não esquecendo as valências do antigo.
Ficámos com a promessa do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa de que os projectos hoje divulgados serão postos em prática nos próximos 150 dias.

O QUE É O PARQUE MAYER

O Parque Mayer é um recinto junto à Avenida da Liberdade em Lisboa, onde se concentram vários teatros. O Avenida Parque, como era conhecido, abriu nos jardins do palacete construído por Adolf Mayer a 15 de Junho de 1922.
No início era um parque de diversões que funcionava apenas no verão. Ao longo do tempo foram sendo construídos vários teatros especialmente para teatro de revista:

Teatro Maria Vitória em 1922 (O único em funcionamento)

Teatro Variedades em 1926

Teatro Capitólio em 1931

Teatro ABC em 1956

Falando ao Jornal Hardmusica, Helder Freire Costa, um resistente do Parque Mayer, ( dirige o Teatro Maria Vitória o único que mantém as portas abertas), o mesmo disse-nos ter esperança que com este projecto consiga ter um espaço para continuar a apresentar espectáculos, com a tranquilidade e a dignidade que ele e os artistas da sua companhia merecem para bem da Revista e do Espectáculo em geral.

Sem comentários: