quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ana Moura alcança dupla platina


Editado na semana passada, “Coliseu”, o primeiro DVD de Ana Moura, atingiu esta semana o Galardão de Platina.

Este é mais um reconhecimento a juntar aos muitos que a fadista tem recebido nos últimos dois anos.
Aliás, de todas as fasquias ultrapassadas, para Ana, um dos momentos mais especiais desde a edição de ‘Para Além da Saudade’, foi o facto de ter pisado, pela primeira vez em nome próprio, o palco dos Coliseus de Lisboa e do Porto, as mais prestigiadas salas do País.
Foi a partir de um destes concertos, à data esgotados, que foram registados e poderão agora ser revividos em DVD. “Coliseu” é, então, o primeiro DVD de Ana Moura.
Um concerto inesquecível, no qual Ana Moura percorreu todos os êxitos da sua carreira, destancando-se ‘Sou do Fado, Sou Fadista’, ‘O Que Foi Que Me Aconteceu’, ou os mais recentes ‘Os Búzios’, ‘O Fado da Procura’ e ‘Até ao Fim do Fim’.
Nessa noite, Ana Moura contou também com a presença de figuras de referência da sua carreira como as fadistas Maria da Fé e Beatriz da Conceição como convidadas especiais assim como do guitarrista e produtor de sempre, Jorge Fernando.
Como naipe de músicos, Ana Moura contou com a participação de José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro Nunes (viola) e Filipe Larsen (viola baixo).
“Coliseu” foi editado em duas versões. Uma standard, outra digipack, na qual ao DVD se junta o CD ao vivo.
Com três trabalhos editados ‘Guarda-me a vida na mão’ (2004), ‘Aconteceu’ (2005) e ‘Para além da saudade’ (2007), Ana Moura tem construído passo a passo, disco a disco, uma carreira estruturada numa invulgar honestidade artística.
À unanimidade da crítica e do público, veio o reconhecimento dos seus pares e foi-lhe atribuído o Prémio Amália para Melhor Intérprete em 2008.
As citações elogiosas nos jornais de todo o Mundo traduziram-se também em vendas e ‘Para Além da Saudade’, o seu último álbum, editado na Primavera de 2007, tornou-se num dos mais vendidos discos de fado de sempre, atingindo o Galardão de Dupla Platina.

Sem comentários: