quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Narciso Miranda apresenta o novo livro de Beatriz Pacheco Pereira




O ex-autarca matosinhense, Narciso Miranda, apresenta esta noite o livro Bianca e o Dragão, a mais recente obra de Beatriz Pacheco Pereira.
A apresentação decorre na FNAC do Norteshopping, a partir das 22 horas;Trata-se do romance capa dura/álbum Bianca e o Dragão, edição Calendário,com ilustrações de Agostinho Santos.
Também, na FNAC, mas de Coimbra e, no próximo Sábado, a 22 de Novembro, o livro vai ser apresentado por António Pedro Pita às 17 horas; A tournée pelo país de Bianca e o Dragão termina a 29 de Novembro, às 17 horas, na FNACdo Chiado, com a apresentação do professor Marcelo Rebelo de Sousa, o comentador político da RTP1 e ex líder do PSD.
Situando a história nas ruas do Porto, BPP assume mais uma vez o seu papel de crítica mistificadora ao dar um cunho mágico e misterioso a um texto entremeado de reflexões de ordem social, política e moral sobre a história recente da cidade e do país.
Inserido-se no que se poderia chamar de romance do fantástico, o romance põe Deus, mais uma vez e tal como no primeiro romance da autora, Tratado dosAnjos, a observar a humanidade como um irónico e poderoso ser que procuralibertar-se do tédio com a inventiva humana.
No seu estilo sintético e preciso, a autora sugere imagens fortes, como sede um filme se tratasse e onde a imaginação delirante se aproxima de locais bem conhecidos da cidade cuja beleza vai contrastar com a crueldade do acontecimentos.
O romance de Beatriz Pacheco Pereira, Bianca e o Dragão, conta a históriade uma mulher cujo destino é singular.
Herdeira, por mão misteriosa, de uma casa junto ao Rio Douro, Bianca está presa à vida por um conjunto deafectos, esperando ainda que chegue o homem que será o seu companheiro.
Desconhece, contudo, que vai enfrentar a força mais maléfica que jamais chegou ao Porto. Entretanto, uma estátua de um dragão assusta quem a vê e é metida nas caves do Museu Soares do Reis.

História de uma cidade que vai ser abalada por uma luta colossal entre um anjo e um dragão.

Com capa dura e 17 pinturas de Agostinho Santos, Bianca e o Dragão de Beatriz Pacheco Pereira , é editado pela Editora Calendário e tem 144 págs.

O Porto como cenário, uma Estátua na marginal do rio Douro, Anjos quevisitam a cidade, um Dragão que violenta e destroi, uma Casa na Rua da Restauração, uma Mulher, um Homem.

As forças contraditórias da nossa Humanidade. A Vida, a Morte. E Deus que vigia e se diverte.Uma história tirada do Fantástico e da Imaginação.


A AUTORA

Beatriz Pacheco Pereira


Nasceu no Porto a 26 de Junho de 1951. Licenciada em Filologia Germânica.Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto,onde concluiu a Licenciatura.

Foi Bolseira do British Council em 1971 e é Bacharel em English Studies pela Universidade de Cambridge (1986).

Escreveu as primeiras linhas sobre cinema criança ainda. Em 1981, fundou,com Mário Dorminsky e José Manuel Pereira, o Fantasporto -FestivalInternacional de Cinema do Porto, actualmente um dos mais conceituados no mundo e o maior festival de cinema em Portugal.

Em 1982, no jornal O Primeiro de Janeiro, foi a primeira mulher a ter uma coluna de crítica de cinema num jornal diário em Portugal.

Mais tarde,alargou a sua colaboração a outros jornais, revistas e televisão, como especialista em cinema e comentadora dentro das áreas da Educação e Política Cultural.

Depois de vários livros sobre cinema, iniciou-se na ficção literária em 2003 com um conjunto de contos, As Fabulosas Histórias Dela.

Seguiu-se o romance Tratado dos Anjos, um livro de crónicas, Do Porto e do Olhar e outro sobre as mulheres de carreira, de título O Porto e as Suas Mulheres.

Em 2007, publicou novo volume de contos, O Amor Absurdo e outras Histórias Improváveis. Bianca e o Dragão é o seu segundo romance que tem,tal com a sua restante produção literária, a cidade do Porto como cenário.

Sem comentários: