quinta-feira, 20 de novembro de 2008

CML tem sessão inédita!


CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA

Artigo 12º

"1. Os Estados Partes garantem à criança com capacidade de discernimento o direito de exprimir livremente a sua opinião sobre as questões que lhe respeitem..."


A Câmara Municipal de Lisboa realizou hoje uma sessão municipal inédita, onde participaram ,com direito a questionar ,crianças alunos das escolas do ensino básico.
António Costa, o Presidente da edilidade, explicou que esta iniciativa, resultado de uma proposta de alguns vereadores, teve hoje a sua primeira sessão, (19º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança), prometendo que a mesma ocorrerá no dia 20 de Novembro de cada ano.
Trata-se de ouvir as crianças ,de vários agrupamentos escolares de Lisboa ,sobre os vários problemas que existem nas suas escolas desde a ( falta ) segurança, até aos espaços de recreio, aos cacifos que não existem, à falta de auxiliares de educação.
Os vereadores responderam às questões sem se comprometerem, o Presidente também deu a sua opinião. Uma coisa é certa. as perguntas são concretas e concisas e curtas. As respostas são mais longas, cheias de " palavras difíceis", e ao fim de algum tempo começa a notar-se algum desassossego na sala.
A iniciativa é meritória e permite iniciar as nossas crianças na arte de contestar e argumentar em defesa dos seus legítimos direitos.

Sem comentários: