quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Eça de Queirós e Camilo, a sua guerrilha agora na Póvoa do Varzim


Na próxima terça-feira, 25, às 21h30, serão apresentados, na Biblioteca Municipal, os livros A guerrilha literária de Eça de Queiroz - Camilo Castelo Branco e Eça de Queiroz correspondência, da autoria do Arquitecto Campos Matos.

A primeira obra mencionada reflecte uma análise exaustiva do autor sobre as relações literárias, não muito amistosas, entre Eça de Queiroz e Camilo Castelo Branco.
O humor e a ironia dos textos onde reciprocamente Eça e Camilo se avaliam tornam este livro um divertido e inédito documento.
Quanto a Eça de Queiroz correspondência, da editorial Caminho, trata-se de uma compilação de 898 cartas de entre as quais duas são inéditas e duas praticamente desconhecidas, não publicadas em acervos de correspondência.
Esta edição da correspondência de Eça de Queiroz pretende reunir todas as cartas até agora conhecidas, desde as primeiras que, em 1916, António Cabral publicou na sua biografia de Eça de Queiroz, pioneira em Portugal.
Apresentam-se ainda no final dois textos complementares — da autoria de Campos Matos — para a biografia do escritor: a transcrição do prefácio onde foram publicadas pela primeira vez as cartas de Emília para o marido e a introdução às cartas publicadas pela Biblioteca Nacional em 2007.
Sobre o autor:A. Campos Matos, arquitecto, nasceu na Póvoa de Varzim em 1928. No seu curriculum predominam os estudos sobre Eça de Queiroz, com Imagens do Portugal Queirosiano, Edições Terra Livre, 1976, e uma segunda edição revista e aumentada da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em 1987.
Foi autor da iniciativa e de grande parte do corpus do Dicionário Eça de Queiroz, publicado em 1988 pela Editorial Caminho.
Esta obra daria lugar, em 1993, a uma segunda edição aumentada, com novos colaboradores. Publicou também «Algumas reflexões sobre uma cidade em crescimento: a Póvoa de Varzim», no Boletim Cultural da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, 1976; «Bibliografia de António Sérgio», na Revista da História das Ideias, Coimbra, Faculdade de Letras, 1983; Diálogo com António Sérgio, Lisboa, Ed. Arquê, 1983, com uma segunda edição, revista e aumentada, na Editorial Presença, em 1989.
Tem colaborado no Jornal de Letras e outros periódicos e revistas de especialidade.
Em Maio de 1994 foi encarregado pela Fundação Eça de Queiroz de transcrever, anotar e organizar a correspondência inédita de Emília de Castro para Eça de Queiroz: Eça de Queiroz-Emília de Castro, Correspondência Epistolar, Porto, Lello Ed., 1.ª ed. 1995, 2.ª ed. 1996 e Cartas de Amor de Anna Conover e Mollie Bidwell para José Maria Eça de Queiroz, Cônsul de Portugal em Havana (1873-1874), Lisboa, Assírio & Alvim, 1999.
É também autor de Diálogo com Eça de Queiroz, Lisboa, Editorial Caminho, 1999; A Casa de Tormes, Inventário de Um Património, Fundação Eça de Queiroz, 2000; Viagem no Portugal de Eça de Queiroz (Roteiro), Fundação Eça de Queiroz, 2000; A Igreja Romântica de S. Pedro de Rates (Guia para Visitantes), Lisboa, Livros Horizonte, 2000 e E. Q. Marcos Bibliográficos e Literários (1845-1900), catálogo da exposição do Instituto Camões, 2000, E. Q. Realidade e Ficção, guião do vídeo-filme de 45 minutos produzido por Final-Vídeo, Porto, para o Instituto Camões, Lisboa, 2000.
Publicou com a chancela da Editorial Caminho a obra Eça de Queiroz Fotobiografia (2007).

Sem comentários: