quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Jogos Africanos o novo livro de Jaime Nogueira Pinto


JOGOS AFRICANOS
JAIME NOGUEIRA PINTO



SINOPSE
Jaime Nogueira Pinto
descobriu África nas gravuras dos exploradores portugueses do séc. XIX, quando a chuva o confinava a casa e o sótão ficava por sua conta.

Das histórias que lhe chegavam nos quadradinhos do Mosquito e do Cavaleiro Andante e dos heróis e vilões d’ As Minas de Salomão ficou-lhe uma África romântica, cenário de viagens e de aventuras.

Quando em 1974 aterrou em Angola, encontrou uma outra África: mais real, mas não menos apaixonante.

A partir daí, na pele de actor, espectador ou figurante, viveu intrigas e momentos decisivos: do caos dos últimos dias do império ao fim das guerras civis de Moçambique e de Angola.
Conheceu guerrilheiros e governantes, líderes da oposição e presidentes, combatentes e negociadores: Savimbi, João de Matos, Chissano, Dhlakama, Ansumane Mané, Durão Barroso, Jaime Gama e os «senhores África» norte-americanos , Chester Crocker e Walter Kansteiner.

BIOGRAFIA
Jaime Nogueira Pinto
colabora regularmente na imprensa portuguesa (Semanário, Diário de Notícias, TSF e SIC), sendo autor de obras de História Contemporânea como O Fim do Estado Novo e as Origens do 25 de Abril, A Direita e as Direitas e Introdução à Política.

Publicou em 2007 António de Oliveira Salazar – O outro retrato pela Esfera dos Livros que se encontra já na 6.ª edição.
Nascido no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas onde actualmente lecciona Ciência Política e Relações Internacionais.

O autor foi administrador da Bertrand, S.A., e director do diário O Século.

É administrador de empresas na área de segurança, business intelligence e aconselhamento estratégico.
Jaime Nogueira Pinto cruza a sua história pessoal e as suas memórias com os relatos dos protagonistas da política africana dos últimos 30 anos.. Um relato fundamental para compreender a história recente de África e os corredores do poder. . Como protagonista, figurante ou observador, viveu acontecimentos da História recente de África.. Em discurso directo, informa-nos dos jogos e as razões do poder, da guerra e do dinheiro entrosados com as ambições e paixões humanas.

Sem comentários: