quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Música Carnática hoje na Aula Magna


Música carnática é o nome dado ao estilo da música clássica do sul da Índia e Sri Lanka, onde a influência islâmica não se sentiu com a mesma intensidade como no norte, o que lhe permitiu evoluir por um caminho diferente, mais fiel às suas raízes.
Esta é uma das tradições musicais mais antigas e ricas do mundo.O ghatam e o mridangam são dois dos mais importantes instrumentos de percussão deste estilo, sendo frequentemente acompanhados, como neste caso, pela flauta carnática e pelo violino.
Os Ghatam Brothers, constituidos pelos irmãos Prathap e Prakash, naturais de Bangalore e actualmente radicados em Londres, já actuaram em algumas das mais conceituadas salas da Europa, tais como o Royal Albert Hall e a Royal Opera House de Londres e apresentam-se agora em Portugal pela primeira vez para um espectáculo único na Aula Magna em Lisboa no próximo dia 27 de Novembro.
Artistas versáteis, embora de formação clássica participam regularmente em projectos de jazz e de música de fusão, tendo já colaborado com, entre muitos outros, Massive Attack, Talvin Singh e Shivanova.

Sem comentários: