Estoril Film Festival 08

Desde o dia 14 que, tanto no Casino Estoril, como no Centro de Congressos e no Teatro Mirita Casimiro se homenageiam grandes nomes do cinema como Bernardo Bertolucci, Paul Newman,Tim Burton num Festival que traz à nossa memória filmes que fizeram a história do cinema.
Por outro lado este Festival permitiu-nos assistir à ante estreia mundial do filme de Jean-François Richet " Mesrine: L'enemie public nº1, bem como rever obras primas do cinema europeu como por exemplo Novecento de Bertolucci e The Youg One de Buñuel.
Também grandes estrelas têm passado pelo Festival. Catherine Deneuve, que também integra o juri, esteve na Gala de Ineuguração do Festival e " cortou a fita " a duas exposiçõe
s de fortografia alusivas ao certame.

Para além da exibição dos filmes os espectadores têm tido a oportunidade de conversar com realizadores e actores intervenientes, promovendo-se assim uma maior ligação entre a obra e o público a quem se destina.
Mas este Festival traz também ao contacto com o público jovens actores e jovens realizadores que iniciam agora a sua carreira. Veja-se o caso de Louis Garrel, que protagoniza dois dos filmes já exibidos ( " Dreamers" e " La Frontiére de l'aube" ) e que apresentou o seu primeiro trabalho como realizador -" Mes Copains".
Por último tivemos o prazer de assistir à estreia do filme de Manuel Mozos, ( 4 Copas ) o único filme português em competição.
Para o Presidente da Câmara de Cascais este Festival é mais uma iniciativa que tem como objectivo trazer a cultura à população de Cascais e não só.
Paulo Branco, Director do Festival, pretende que nele se celebre o cinema enquanto criação artística destacando a sua transversalidade e fascínio que exerce sobre as outras artes.
Terminará no sábado este Estoril Film Festival 08 que exibirá nos próximos dias filmes de realizadores desconhecidos a par de outros de renome internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário