segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Catalina de Habsburgo escreve sobre a sua tia-bisavó,a Imperatriz SiSSi


Catalina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, vem a Lisboa, nos dias
24 e 25 de Novembro, apresentar o seu último livro intitulado
SISSI – A atormentada vida da imperatriz Isabel.

Ninguém melhor que Catalina de Habsburgo para nos relatar os últimos anos da atormentada existência da sua tia-bisavó, a imperatriz Isabel de Áustria-Hungria.
Através da correspondência que a dama de companhia da imperatriz manteve com a sua irmã, é-nos revelada a intimidade da soberana, a sua perpétua inquietude, a relação especial com o marido e o mistério que rodeia a morte de muitos dos seus entes mais queridos, principalmente do seu filho e herdeiro da coroa imperial, o arquiduque Rodolfo.
A ideia que a autora nos transmite neste romance, enriquecido por um conjunto variado de fotografias, está muito longe das imagens românticas exibidas nos filmes.
Através desta obra descobrimos uma Isabel mais real e humana do que aquela que conhecemos no cinema, idealista e apaixonada, mas também egocêntrica e caprichosa, com o rosto sempre escondido atrás do seu eterno leque.
Uma alma torturada que chama a morte e a encontra de forma inesperada no estilete afiado que lhe atravessou o coração.
Catalina de Habsburgo-Lorena, arquiduquesa da Áustria, é neta do imperador Carlos I da Áustria e da princesa Zita de Borbón-Parma.
Licenciada em Ciências Políticas, com especialização em Direito, pela Universidade de Lovaina (Bélgica), publicou uma obra sobre a realpolitik de Napoleão, Bismarck e Margaret Thatcher em comparação com Franco.
Autora dos livros Las Austrias – Matrimónio y razón de Estado en la monarquia española e Maria Antonieta, publicado em Portugal por A Esfera dos Livros, com grande êxito.
Foi directora de Relações Internacionais da Universidade SEK de Segóvia e jornalista da Rádio España.
Actualmente vive em Genebra com o seu marido, o conde Maximiliano Secco d’ Aragona e os seus dois filhos.

Sem comentários: