sexta-feira, 21 de novembro de 2008

África do Sul comemora o Dia do Património Nacional



COMEMORAÇÃO DIA DO PATRIMÓNIO NACIONAL 2008
–“Comemorando a nossa Dança, o nosso Património”-

A convite da Embaixada da África do Sul, em Lisboa, os grupos Surialanga Dance Company e Rite 2 Speak irão actuar no dia 25 de Novembro, às 21h00, no Auditório da Universidade Nova de Lisboa (Reitoria, Campus Campolide). A entrada é livre.
O Dia do Património Nacional, que se comemora a 24 de Setembro na África do Sul, assinala e honra a riqueza cultural da nossa nação.
“Comemorando a nossa Dança, o nosso Património” - tema das comemorações do Dia do Património Nacional de 2008 -, exprime o orgulho na nossa dança multi-cultural.
Objectivo: promover a dança tradicional; incentivar jovens bailarinos; difundir os valores que definem a nossa humanidade;e mobilizar a união das várias comunidades no sentido de actuarem em conjunto para a construção de um país unido na diversidade.
A dança sul-africana é única na sua vitalidade e energia.
A Surialanga Dance Company dedica-se a promover a fusão das danças Indianas e Zulus.
Desde a sua criação, em 1994, a Surialanga Dance Company actuou em diversos eventos nacionais, tais como na cerimónia de tomada de posse dos Presidentes Nelson Mandela (1994) e Thabo Mbeki (1999) e na 12ª Cimeira dos Países Não Alinhados. Internacionamente, actuou em Fararani (Amesterdão, 2002), na Semana Sul-Africana em Singapura (2002), na Semana da Liberdade da África do Sul em Seoul, Coreia do Sul (2008), em muitas conferências internacio-nais e representou a África do Sul na Feira Internacional de Nancy, França (1998).
A companhia também dançou em Vichy, durante o Campeonato Mundial de Futebol de1998 bem como no Reino Unido, Seychelles, Canadá e México.
A Directora Artística da Surialanga Dance Company, Suria Govender, é Professora na Universi-dade de KwaZulu-Natal (Faculdade de Línguas, Literatura e Linguística) e participou em mais de 100 produções como Actriz, Directora, Bailarina e Coreógrafa.
Ela faz-se acompanhar pelos excelentes e jovens bailarinos: Sandile Khosa, Sibusiso Ndebele, Nhlanhla Kunene, Jayshree Chetty e Shalini Raman.
Além das actuações acima mencionadas, todas elas se apresentaram perante Sua Majestade a Rainha Isabel II e o Duque de Edimburgo bem como outros dignatários, como Sonya Ghandi e Graça Machel.


Rite 2 Speak é um colectivo de jovens poetisas sul-africans, formado em 9 de Agosto de 2004.Enquanto grupo de jovens dedicadas ao teatro, sentiram que as vozes da sua geração não estavam a ser adequadamente representadas neste meio. Este facto inspirou-as a escrever as suas próprias histórias, como instrumento para redefinir a forma com as jovens sul-africanas são representadas no teatro e vistas na sociedade em geral. É fundamental para elas que o trabalho ultrapasse as barreiras da etnicidade, raça, cultura e muitas vezes da língua.
O trabalho do grupo Rite 2 Speak enaltece a diversidade das identidades multifacetadas da África do Sul. As participantes aprofundam o seu posicionamento pessoal em relação umas às outras e às suascomunidades, descobrindo por este meio pontos em comum. Este colectivo promove ainda afusão entre a poesia, música e técnicas teatrais como forma de estimular a interacção com opúblico. Através de cada projecto, cumprem o objectivo de abordar assuntos que preocupam os jovens sul-africanos. O grupo é composto por: Mazuba Haanyama (directora), Naima McLean, Mbali Kgosidintsi, Ameera Patel e Ndoni Khanyile.

Sem comentários: