sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Isabelle Huppert estará hoje no encerramento do Estoril Film Festival 08


ISABELLE HUPPERT: MADRINHA DA GALA DE

ENCERRAMENTO DO ESTORIL FILM FESTIVAL’08

Isabelle Huppert marca presença no encerramento do Estoril Film Festival’08.
A actriz francesa vai estar presente na Gala de Encerramento do EFF’08, onde irá entregar o Prémio de Melhor Filme da Competição Oficial do Festival.
Esta noite, sexta-feira, 21 de Novembro, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril às 20h30 estará presente Isabelle Huppert , a actriz francesa, venerada como uma instituição na Europa e no mundo da art House, que já bateu o record das nomeações para os Césares – o Prémio mais importante do Cinema Francês - tendo sido nomeada 14 vezes e tendo arrecadado o prémio em 1996 com o filme La Cérémonie.
Huppert é também uma das únicas 4 mulheres que recebeu duas vezes o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes - em 1978 pelo seu papel em Violette Noziere de Claude Chabrol e em 2001 por «O Pianista» de Michael Haneke.
É ainda uma das únicas duas mulheres que recebeu o Prémio «Volpi Cup» para Melhor Actriz no Festival de Veneza: em 1988 pelo seu papel em Une affaire de femmes (onde contracenou com Shirley Maclaine), e em 1995 pelo La Cérémonie.
Ambos realizados por Claude Chabrol. Para além disso, Huppert recebeu, em 2005, o Leão Especial do Festival de Veneza pelo seu papel em Gabrielle.
Premiada nos maiores festivais de cinema do mundo inteiro, Huppert recebeu ainda este ano o Stanislavsky Award pela sua carreira surpreendente como actriz e pela sua dedicação aos princípios da escola de Stanislavsky.
De entre a sua filmografia, destacam-se: La Dentellière (Claude Goretta), La Pianiste (Michael Heneke), Une Affair De Femmes (Claude Chabrol), 8 Femmes (François Ozon), Violette Nozière ( Claude Chabrol), Gabrielle (Patrice Chéreau), Saint -Cyr (Patricia Mazuy), École De La Chair (Benoít Jacquot), La Céremonie (Claude Chabrol), La Séparation (Christian Vincent), Coup De Torchon (Bertrand Tavernier), Aloise (Liliane de Kermadec), Ma Mére (Christophe Honoré), Malina (Werner Schroeter), Merci Pour Le Chocolat, Madame Bovary (Claude Chabrol).

Sem comentários: