sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta em Lisboa " Bianca e o Dragão"



MARCELO REBELO DE SOUSA APRESENTA EM LISBOA
NOVO ROMANCE DE BEATRIZ PACHECO PEREIRA


O comentador político da RTP1 e ex líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa,apresenta o novo romance, Bianca e o Dragão ,da directora do Fantasporto, Beatriz PachecoPereira, no próximo dia 29 de Novembro, às 17 horas, na FNAC do Chiado.
Contudo, não é só em Lisboa que a edição é apresentada. A autora vai fazer um périplo pelo país levando o seu livro a várias cidades portuguesas.
A 18de Novembro, às 18 horas, Bianca e o Dragão foi apresentado em Vila Real, na Biblioteca Municipal pela delegada do norte do Ministério da Cultura, dra Helena Gil e a 20 de Novembro foi a vez de Matosinhos, onde ex-autarca matosinhense Narciso Miranda apresentou a obra de Beatriz Pacheco Pereira naFNAC do Norteshopping, pelas 22 horas.
Também, na FNAC, mas de Coimbra e a 22 de Novembro, o livro vai ser apresentado por António Pedro Pita às 17horas.
A tournée pelo país de Bianca e o Dragão termina a 29 de Novembro,às 17 horas, na FNAC do Chiado, com a apresentação do professor MarceloRebelo de Sousa.
Já à venda, Bianca e o Dragão foi apresentado no passado dia 11 de Outubro, 2008 no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett nos jardins doPalácio de Cristal, no Porto, pelo realizador José Fonseca e Costa e a 7 deNovembro, na Casa da Cultura/Casa Barbot de Gaia pelo professor GonçalvesGuimarães.
Situando a história nas ruas do Porto, BPP assume mais uma vez o seu papel de crítica mistificadora ao dar um cunho mágico e misterioso a um texto entremeado de reflexões de ordem social, política e moral sobre a história recente da cidade e do país.
Inserido-se no que se poderia chamar de romance do fantástico, o romance põe Deus, mais uma vez e tal como no primeiro romance da autora, Tratado dos Anjos, a observar a humanidade como um irónico e poderoso ser que procura libertar-se do tédio com a inventiva humana.
No seu estilo sintético e preciso, a autora sugere imagens fortes, como se de um filme se tratasse e onde a imaginação delirante se aproxima de locais bem conhecidos da cidade cuja beleza vai contrastar com a crueldade do acontecimentos.
O romance de Beatriz Pacheco Pereira, Bianca e o Dragão, conta a história de uma mulher cujo destino é singular.
Herdeira, por mão misteriosa, de uma casa junto ao Rio Douro, Bianca está presa à vida por um conjunto de afectos, esperando ainda que chegue o homem que será o seu companheiro.
Desconhece, contudo, que vai enfrentar a força mais maléfica que jamais chegou ao Porto. Entretanto, uma estátua de um dragão assusta quem a vê e é metida nas caves do Museu Soares do Reis.
História de uma cidade que vai ser abalada por uma luta colossal entre um anjo e um dragão.
O Porto como cenário, uma Estátua na marginal do rio Douro, Anjos que visitam a cidade, um Dragão que violenta e destroi, uma Casa na Rua da Restauração, uma Mulher, um Homem.
As forças contraditórias da nossa Humanidade. A Vida, a Morte. E Deus quevigia e se diverte.Uma história tirada do Fantástico e da Imaginação.

A AUTORA
Beatriz Pacheco Pereira



Nasceu no Porto a 26 de Junho de 1951. Licenciada em Filologia Germânica.Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto,onde concluiu a Licenciatura. Foi Bolseira do British Council em 1971 e éBacharel em ³English Studies² pela Universidade de Cambridge (1986).Escreveu as primeiras linhas sobre cinema criança ainda. Em 1981, fundou,com Mário Dorminsky e José Manuel Pereira, o Fantasporto -Festival Internacional de Cinema do Porto, actualmente um dos mais conceituados nomundo e o maior festival de cinema em Portugal.Em 1982, no jornal O Primeiro de Janeiro, foi a primeira mulher a ter uma coluna de crítica de cinema num jornal diário em Portugal. Mais tarde,alargou a sua colaboração a outros jornais, revistas e televisão, como especialista em cinema e comentadora dentro das áreas da Educação e Política Cultural. Depois de vários livros sobre cinema, iniciou-se na ficçãoliterária em 2003 com um conjunto de contos, As Fabulosas Histórias Dela.Seguiu-se o romance Tratado dos Anjos, um livro de crónicas, Do Porto e do Olhar e outro sobre as mulheres de carreira, de título O Porto e as Suas Mulheres. Em 2007, publicou novo volume de contos, O Amor Absurdo e outras Histórias Improváveis. Bianca e o Dragão é o seu segundo romance que tem,tal com a sua restante produção literária, a cidade do Porto como cenário.

Sem comentários: