sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os Buraka Som Sistema vão a Liverpool


Buraka Som Sistema vencem categoria

‘Portuguese Act’ dos MTV Europe Music Awards



Os Buraka Som Sistema foram os artistas escolhidos pelo público para representar Portugal na edição deste ano dos MTV Europe Music Awards, que se realiza em Liverpool, no dia 6 de Novembro.
Os vencedores da categoria ‘Portuguese Act’ entram agora na competição ‘Europe´s Favourite Act’, que irá eleger o artista europeu preferido do público entre os 23 projectos vencedores em cada um dos países onde a MTV está presente.
Nomeados pela segunda vez para o ‘Portuguese Act’ – a primeira foi em 2007 – os Buraka Som Sistema vão estar presentes no espectáculo em Liverpool, onde o vencedor a nível europeu será anunciado em directo.

“Este prémio visa distinguir os projectos de inquestionável qualidade produzidos em Portugal e contribuir para a divulgação da música nacional em território europeu”, afirma Lorenzo De Stefani, Director da MTV Portugal. “Como fundadores de um novo som electrónico, os Buraka Som Sistema já conquistaram o seu próprio espaço e são excelentes representantes da música portuguesa, tal como os restantes nomeados”.
Este prestigiante galardão – ao qual concorriam também Rita Redshoes, Sam The Kid, Slimmy e The Vicious Five – é entregue aos Buraka Som Sistema num momento particularmente feliz da banda que acaba de atravessar a fronteira europeia para chegar ao competitivo mercado norte-americano.


No início deste mês, actuaram nos EUA para apresentar o seu último álbum, "Black Diamond" e vão regressar em 2009 para uma digressão por este país. Agendada para o próximo ano está também uma passagem pela Austrália e, provavelmente, pelo Japão, países onde o grupo irá lançar o seu trabalho.
Lil´John (João Barbosa), Conductor (Andro Carvalho) Riot (Rui) e Kalaf são os elementos dos Buraka Som Sistema, banda formada em 2006 nos subúrbios de Lisboa. 'Yah!' foi o primeiro single do grupo e também a música com que se tornaram populares em todo o país. Com o EP ‘From Buraka to The World’, o kuduro saiu do espaço que lhe era reservado e fundiu-se com o techno, o drum’n’ bass, o hip hop e a música de dança, um estilo musical que contaminou meio mundo, com uma África nunca antes ouvida.
Esta fusão faz com que os Buraka Som Sistema sejam frequentemente apelidados como os fundadores de um novo som electrónico, designado por kuduro progressivo.



O álbum "Black Diamond", recém-editado em Portugal, vai ser apresentado no dia 15 de Novembro, na Voz do Operário, em Lisboa.


Na Europa será lançado a 10 de Novembro.
Inglaterra recebe MTV Europe Music Awards pela segunda vez
A categoria Portuguese Act foi lançada em 2003 – o mesmo ano em que a MTV Portugal iniciou emissões – servindo simultaneamente para projectar internacionalmente a música portuguesa e confirmar a riqueza e diversidade da música nacional, visível no elenco de artistas e bandas que foram premiados com o galardão: Blind Zero (2003), Da Weasel (2004 e 2007), The Gift (2005) e Moonspell (2006).
A 15ª edição dos MTV Europe Music Awards realiza-se na Echo Arena no dia 6 de Novembro, em Liverpool, com transmissão em directo na MTV Portugal.

Pela segunda vez, Inglaterra recebe os MTV Europe Music Awards, evento que passou por Londres em 1996 e agora é a vez da cidade-berço dos Beatles o acolher.

O MTV Europe Music Awards tem sido recebido nos últimos 15 anos por várias outras cidades europeias, de entre as quais Lisboa em 2005.
Os MTV Europe Music Awards são considerados, pela sua reputação, os mais espectaculares prémios de música na Europa, sobretudo graças às maiores estrelas mundiais que se juntam, todos os anos, ao evento e à atmosfera electrizante onde tudo pode acontecer.

Sem comentários: