sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ikebana para crianças no Museu do Oriente



Ikebana para crianças

O Museu do Oriente organiza, em colaboração com a Academia Michi, uma oficina de arranjos florais japoneses, dedicada a crianças entre os 8 e os 12 anos, no dia 25 de Outubro, entre as 10h30 e as 12h30, com o objectivo de dar a conhecer esta arte decorativa.
Com recurso a plantas e flores, os mais novos vão aprender a compor os três elementos representados pelo Ikebana – Céu (Universo), Terra (esfera terrestre) e Humanidade – e encontrar o equilíbrio entre estes componentes recorrendo a várias técnicas, como a de encurtar as hastes ou corrigir o formato das folhas, alisando-as.
Ikebana é uma arte floral originária da Índia, país onde os arranjos eram dedicados a Buda.


No entanto, a versão japonesa, que consiste na criação de uma harmonia linear que enfatize a simplicidade do arranjo, é a mais conhecida, um pouco por todo o mundo.
O simbolismo do Ikebana está, ainda, associado às tradições e costumes japoneses, sendo que cada feriado nacional e celebração familiar possuem o seu próprio arranjo floral.
Esta é uma oportunidade única para os participantes ficarem a conhecer algumas ideias básicas sobre esta prática e desfrutarem da experiência harmoniosa do contacto com a Natureza.

Sem comentários: