sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dança pela Psoriase

Decorreu ontem no Teatro Camões uma gala, com duas peças de bailado, de apoio aos doentes de Psoriase.

Entre muitos desconhecidos esteve o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Dalila Carmo e André Gago.


Four Reasons
Em quatro ambientes luminosos o músico e compositor Milko Lazar e a violinista Jelena Zdrale, situados em plena esquerda média do palco, criam pequenos diálogos de interacção com os bailarinos, impulsionando-os com variações de escalas em pequenas melodias.
Visualmente o coreografo Edward Clug apresenta uma metonímia, apresentando-nos pequenos fragmentos de silêncio e escuridão, salientado os corpos, que em ritmo de desafio á melodia oscilam entre movimentos de grande amplitude e de detalhe pontual.
A composição possibilita ao espectador projectar naquela constante narrativa abstracta diálogos entre os dois músicos e os oito bailarinos, que concretizam diferentes histórias e diversas leituras de razões distintas.


Come Together

Numa atmosfera geometricamente simples entre rectas e semi-rectas que se cruzam num jogo entre o claro e o escuro, da luz e da sombra, organizam-se corpos com movimentos enérgicos que rompem abruptamente com a matriz do seu espaço.
Nesta tipologia “Hortense” destaca-se o dinamismo da constante criação de espaços individuais e singulares que se miscigenam numa escrita de movimentos constantes onde o pensamento do indivíduo toma relevância em relação ao corpo, tendo como objectivo fulcral interpelar o espectador e inquietar a sua passividade.
A construção ganha diversas formas convidando assim, o espectador a reflectir sobre o meio onde nos inserimos quotidianamente, que ao mesmo tempo nos condiciona e nos exige originalidade.

Texto de: João Figueiredo Dias

Sem comentários: