domingo, 26 de outubro de 2008

Dia da Biblioteca Escolar comemorado amanhã na Póvoa do Varzim





Segunda-feira, dia 27, comemora-se o Dia da Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal irá celebrar esta efeméride em parceria com a Escola E.B. 2/3 de Beiriz, local onde vão decorrer as iniciativas.

O programa de actividades tem início marcado para as 10h00 e conta com uma intervenção do Vereador da Educação e Cultura, Luís Diamantino, sobre a relação da Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares no concelho da Póvoa de Varzim e a sua importância no contexto sócio-educativo da formação de cidadãos no mundo de hoje.

Em nome do município, o vereador vai também proceder à oferta de edições municipais para enriquecimento dos fundos documentais das Bibliotecas Escolares do Agrupamento Campo Aberto.

Às 10h30, tem lugar a apresentação do livro Os Penedos dos Guizos de Sofia de Azevedo Teixeira, com Ilustrações de Elza Tavares.

O lançamento desta obra destinada ao público infanto-juvenil decorreu em Julho deste ano, revelando um pouco da misteriosa lenda de Argivai.

O dia termina com uma palestra, às 19h30, proferida pelo director da Biblioteca Municipal, Manuel Costa, subordinada ao tema “O papel dos pais e famílias no processo educativo”.

De acordo com os princípios estabelecidos pela IASL - Internacional Association of School Librarianship - Associação Internacional das Bibliotecas Escolares, o mês de Outubro foi instituído como o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”, permitindo aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolherem um dia desse mês para celebrar a importância das bibliotecas escolares.

Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 27 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, sendo que este ano o lema das comemorações é “Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar”.



Sem comentários: