domingo, 26 de outubro de 2008


'MALABAR', de Mário de Sousa Cunha

História de uma Viagem Malfadada


Recuemos no tempo. Portugal lança as suas naus à descoberta do mundo:África, América e, sobretudo, Oriente.

Estamos a meados do século XVI.Numa manhã de 1561, a nau São Paulo zarpa de Lisboa com destino a Goa.

Às 500 pessoas que seguem a bordo esperam-nas grandes provações e um destino trágico.

'Malabar', o novo romance histórico de Mário de Sousa Cunha, ficciona sobre umepisódio verídico da nossa História, recuperando e reconstruindo passo a passo o calamitoso percurso e o malfadado destino da referida embarcação e dos seus passageiros.

Devido às narrações das aventuras e desventuras das viagens dos portugueses além-mares, o naufrágio na Costa do Malabar tornou-se sobejamente conhecidoe faz parte da nossa história trágico-marítima.

De facto, desde a descoberta da Rota das Índias por Vasco da Gama, em 1498,uma armada em direcção ao Oriente deixava todos os anos o Porto de Lisboa, entre Março e Abril.

Composta por quatro ou cinco naus, saía do Tejo até ao Atlântico e dirigia-se então para Sul.

Os navios iam em busca de pimenta,cravo e canela, além de outras novidades que pudessem suscitar interesse nos mercados europeus.

E mesmo com riscos, não se cogitava interromper as aventuras. Muitos barcos e vidas eram perdidos, tal como aconteceu à nau SãoPaulo na Costa de Samatra, e 'Malabar' ficciona-o realçando aspectos informativos, curiosos e pitorescos desta viagem.


Sobre Mário de Sousa Cunha


Mário de Sousa Cunha é professor de História e um investigador apaixonado.

É mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras do Porto e pós-graduado em História Medieval e do Renascimento pela mesma instituição.

Actualmente, é docente nas Universidades Lusíada e Lusófona do Porto, onde lecciona disciplinas nas áreas da História e História da Arte.

É autor de manuais escolares de "História" para o Ensino Secundário, e tem vários livros publicados, nomeadamente 'O Diário Íntimo de Marco Aurélio'(Editora Ésquilo).


O lançamento do livro 'MALABAR', editado pela Bertrand, realiza-se no dia 28 de Outubro, pelas 18 h, na FNAC do Norte Shopping (Matosinhos), estando a apresentação da obra a cargo do prof. doutor Luís Adão da Fonseca, especialista em História Medieval e docente da Faculdade de Letras do Porto e da Universidade Lusíada (Lisboa).

Sem comentários: