terça-feira, 30 de setembro de 2008

Wagner regressa ao S.Carlos



Sonoridades clássicas, electrónicas e cinema
no São Carlos

No âmbito de Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo), será apresentado no São Carlos não só um concerto de obras de Richard Wagner com direcção musical e comentários de Cord Garben no dia 2 de Outubro às 21:00h, mas também a projecção do filme mudo de Fritz Lang “A morte de Siegfried” com acompanhamento musical do primeiro instrumento electrónico – o teremin – em estreia absoluta, com Carolina Eyck & Ensemble, no dia 11 de Outubro, às 20:00h.
Com direcção musical de Cord Garben, vencedor de inúmeros prémios internacionais entre os quais sete Grammys pelas suas produções no MET e em Viena, serão interpretadas neste concerto versões de obras de Richard Wagner para orquestra de salão do século XIX e XX.
Com a participação de Quarteto Vianna da Mota, João Paulo Santos ao piano, Nuno Lopes no harmónio e elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa interpretarão entre outros excertos das óperas O Ouro do Reno, A Valquíria, Tristão e Isolda, Os Mestres Cantores e Parsifal.
Este concerto será comentado em inglês pelo próprio Cord Garben que no dia anterior, 1 de Outubro, pelas 19:00h, fará uma introdução ao concerto com exemplos musicais e tradução simultânea no Goethe-Institut. A entrada é gratuita.

Sons electrónicos e imagens mudas



Em estreia mundial, Carolina Eyck e o seu ensemble acompanharão ao vivo no dia 11 de Outubro, às 20:00h, a projecção do filme mudo “A morte de Siegfried“ (Siegfrieds Tod), do projecto cinematográfico de Fritz Lang “Os Nibelungos”, no São Carlos.
Ao som do teremin – o primeiro instrumento musical electrónico – será possível sentir e ver o espírito da época do drama de Lang e ouvir o fascínio dos tempos pioneiros da música electrónica do século passado.
Carolina Eyck estará acompanhada por Peter Schmidt na guitarra eléctrica e no sintetizador de guitarra, Magdalena Meitzner no vibrafone e na percussão, Roman Eyck no contrabaixo e Jan Bilk no sintetizador, computador e instalação musical.
Em antecipação a este concerto haverá uma introdução com Carolina Eyck denominada “A Arte de Tocar Teremin - Sons electrónicos e Imagens Mudas” no Goethe-Institut, no dia 10, às 19h00. A entrada é gratuita.

Sem comentários: