quarta-feira, 2 de julho de 2008

Vá ver " Que Seca!" no Mimarte- Braga




“QUE SECA!” REGRESSA AO MIMARTE EM VERSÃO “REVISTA E AUMENTADA”



“Que Seca!”, em versão “Revista e Aumentada”, é o projecto que o grupo bracarense PIFH - Produções Ilimitadas Fora d’Horas apresenta mais uma vez no palco do Rossio da Sé (3 de Julho, 21h45), concluindo desta forma o sétimo dia de “Mimarte 2008”.




Interpretada por Alexandre Fernandes, Camilo Silva, Joana Amaral, Helena Carneiro, Luís Pinto, Pedro Quintas, Ruben Silva e Tânia Vilas Boas, a peça, que surge a partir de um texto de Pedro Quintas, volta a colocar em palco as inesperadas situações vividas por uma série de personagens pouco vulgares.




«A criancinha nunca mais nasce. No comprindó nada de Espanhol. O telemóvel não funciona bem. No Inglês, menos mal. O puto num reage. O médico pirou da tola. Os americanos"andem" aí. Os calmantes são para a senhora. There is a suspect atrás de mim. O baldinho do Vitó ficou em casa. É sempre a mesma coisa. O Déficit ladra e abana a cauda na mira de um gelado. As "cares" nos dentes e as crostas na mona... fazem-me uma impressão!!! A sobrinha do Dr. Hélder é uma armante, a Genérica Incorporated é outra armante e a secretária do médico também. Áiu tók in to miii?! Então, qual é o provlema? Se não tem carteira, sente-se ali. É sempre a mesma coisa. Que Seca! O ensaio nunca mais começa. O Pedro não pode vir. Não se fuma na sala. O camarim está um brinco. Arrumadíssimo! Na praia está-se bem, até vir a nortada. O Vitó num se cala. Berra como um desalmado. Parece filho de pais separados. O marido não tem vergonha nenhuma. Tem a boca cheia de dentes. Obsceno. Ía começar o telejornal, mas parece que ficou sem efeito. "O programa segue dentro de momentos". É sempre a mesma coisa. Que Seca!!!»




Fundado em Braga em 1998, o “PIF’H – Produções Ilimitadas Fora D’Horas” é, segundo José Miguel Braga, «o que se tem feito e por mor disso o que tem acontecido».


«O teatro é uma “coisa” que faz acontecer o público; nós, actores, músicos e outros artistas, não estamos cá para outra coisa; quanto à arte que andamos a fazer, não temos possibilidade de dizer nada, porque nessa altura estamos em cima do palco e, como é sabido, só nos compete representar», afirma o líder do colectivo


.Afirmando-se desde a sua criação como um «grupo aberto à sociedade, regulado pelas normas éticas e formais da democracia, dedicado antes de mais à criação e à investigação do teatro», o grupo “Fora d’Horas” apresentou-se em edições anteriores do Mimarte - Festival de Teatro de Braga com “A Queimada” (2006) e “Que Seca!” (2007).

Sem comentários: