domingo, 20 de julho de 2008

" Portugal de Outrora" agora em revista PARA GUARDAR


REVISTA BASTIDORES LUXURY MAGAZINE
EDITA COLECCIONAVEL DEDICADO AO " PORTUGAL DE OUTRORA"


A 23 de Junho de 1940, em Belém, é inaugurada pelo Chefe de EstadoMarechal Carmona, acompanhado pelo Presidente do Conselho António Oliveira Salazar e pelo Ministro das Obras Públicas Duarte Pacheco, a"Exposição O Mundo Português".
68 anos depois, a Bastidores Luxury Magazine apresentou a convidados nacionais e internacionais o primeiro coleccionável de "Portugal de Outrora", inteiramente dedicado à Exposição, ao tempo designada "a maior exposição de todos os tempos".


Estiveram, também, expostos alguns objectos de época, nomeadamente um telefone cuja campainha era fixada numa caixa na parede, e podemos imaginar o Arq. Cottinelli Telmo, responsável pelo projecto arquitectónico da Exposição, a responder aos moradores que questionavam sobre se as suas casas iam ser demolidas, com a pergunta:"O prédio é para cá ou para lá dos Pasteis de Belém? Se é para cá dos pastéis, fica."

E ao vermos o rádio, lembramos a voz arrastada de Lopes Ribeiro e num tom heróico, como se anunciasse o regresso de El Rei D. Sebastião, no slogan da Exposição: "demolir o feio, para erguer o belo!"
Neste coleccionável podemos ver Belém antes, durante a construção,durante a Exposição, e o que ficou depois da mesma.
Fotos inéditas, gentilmente cedidas por particulares, e postaisilustrados mostram uma Belém desde a derrocada da torre da igreja do Mosteiro dos Jerónimos, ao extenso areal fazendo uma apetecível praia,até à demolição da Fábrica do Gás (que tapava por completo a Torre deBelém), e as histórias de vida dos habitantes do bairro, que viram as suas casas serem demolidas para ser construída a Exposição.

Sem comentários: