domingo, 20 de julho de 2008

Espectáculo de apoio à luta contra a Leucemia

Espectáculo da Companhia Nacional de Bailado


a favor da Luta Contra a Leucemia


A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta o espectáculo tri-partido, composto por “Front Line”, com coreografia de Henri Oguike, “Lento para Quarteto de Cordas”, de Vasco Wellenkamp, e “Cantata”, de Mauro Bigonzetti, no dia 26 de Julho, às 22 horas, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
O espectáculo, que se encontra em digressão nacional, integra o programa de comemorações dos 50 anos da Fundação Bissaya Barreto (FBB), instituição com extensa obra social desenvolvida ao longo de décadas na região de Coimbra, que desta forma presta homenagem ao seu patrono.
Com estreia mundial em Birmingham, em 2002, “Front Line” é uma criação inspirada no “Quarteto de Cordas nº 9” de Shostakovich, interpretado ao vivo pelo Quarteto Vianna da Motta, com remontagem coreográfica da autoria de Nuno Silva, bailarino da conhecida Henri Oguike Dance Company de Londres.
Em estreia absoluta, a peça “Lento para Quarteto de Cordas”, tem coreografia de Vasco Wellenkamp e música de Anton Webern.
A terceira parte do espectáculo é composta por “Cantata”, na versão revista por Mauro Bigonzetti para o Aterballeto, depois da estreia mundial no Ballet Gulbenkian, em 2001, agora com remontagem coreográfica de Carlos Prado.


Esta é uma coreografia plena de cores vibrantes, típicas do Sul de Itália, acompanhada por música original e tradicional daquela região, com arranjo musical de Gruppo Musicale Assurd.
Para além da componente cultural, o espectáculo revela também o carácter solidário desde sempre demonstrada pela FBB, com as receitas de bilheteira a reverterem para a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL).

Desta forma, a FBB associa-se à Luta Contra a Leucemia, contribuindo na angariação de fundos para o apoio social a famílias afectadas por esta doença, para investigação e para a sensibilização da sociedade civil para a necessidade de continuar a aumentar o número de dadores de medula óssea.

Sem comentários: