terça-feira, 29 de julho de 2008

No Verão visiste os núcleos museológicos de Coimbra

Espaços Musoelógicos Coimbra
Visitas pedagógicas
Verão 2008


Durante a época estival os museus são importantes pólos de atracção turística. Os públicos que afluem aos Núcleos Museológicos do Museu Municipal – Colecção Telo de Morais [Edifício Chiado] e Núcleo da Cidade Muralhada [Torre de Almedina] podem participar nas actividades do serviço educativo, que consta quer do acompanhamento de visitas aos espaços, quer da realização de actividades que contextualizam os respectivos acervos na relação com o nosso património histórico e cultural.
Edifício Chiado
Colecção de Arte Telo de Morais
Rua Ferreira Borges
Telef. 239840754
INTRODUÇÃO
● O que é um Museu
● Entender os diferentes materiais
VISITA ORIENTADA:
● Núcleo de Cerâmica Chinesa
Chama-se a atenção para os diferentes motivos pintados na cerâmica, as suas formas, etc., podendo relacionar-se com os Descobrimentos e o comércio do Oriente.
● Colecção de Aves da Vista Alegre
Explica-se os vários tipos de pasta de cerâmica e os vários acabamentos, chamando-se a atenção para as cores, etc. Contam-se lendas alusivas às aves.
● Núcleo de Arte Sacra
O Núcleo de Arte Sacra engloba uma imagem da Rainha Santa, que resulta no ponto de partida para lendas e História de Portugal e da cidade de Coimbra.
● Núcleo de Pintura
Aprende-se técnicas de pintura e os suportes utilizados, assim como o que é uma Natureza Morta, um Retrato ou uma Paisagem. As brincadeiras são muitas, como a de entrar o quadro, por exemplo.
ATELIERS
● Expressão Plástica:
● Colagem
● Modelagem
● Pintura
● Dobragens
● Atelier de Rua: À Descoberta da Baixa Coimbrã
Público-alvo: Heterogéneo (crianças, jovens, famílias, idosos, IPSS, instituições de Actividades de Tempos Livres…)
Limite máximo de participantes: 30
Torre de Almedina
Núcleo da Cidade Muralhada
Pátio do Castilho
Telef. 239833771

O Núcleo da Cidade Muralhada disponibiliza Ateliers relacionados com a temática no Núcleo e ateliers específicos de acordo com a exposição temporária patente no espaço.
Além da visita virtual à Torre de Almedina e, neste caso, à exposição “1669: Viagem de Cosme de Médicis a Coimbra”, há a possibilidade de os visitantes participarem em ateliers onde devem, com base em recortes, elaborar trabalhos elucidativos acerca dos costumes medievais, tais como: rotinas diárias, alimentação, vestuário, mobiliário, entre outros.
Com base num desenho de Pier Maria Baldi, exemplar único e fidedigno da cidade de Coimbra do século XVII, os visitantes podem executar um desenho da cidade actual ou de como a imaginariam naquele tempo.
Há, também, a possibilidade de fazer-se um pequeno percurso pedonal que, partindo da Torre de Almedina, passa pela Torre da Contenda, Torre do Anto, Sé Velha , Quebra Costas e termina na Porta da Barbacã.
As actividades do Núcleo da Cidade Muralhada decorrem de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
HORÁRIO do Museu Municipal [Verão] _ Terça a Sexta-feira: 11h00 – 19h00 Sábado: 11h00-13h00 14h00-19h00
Inscrições e informações: telefone nº239833771.

Sem comentários: