É já este mês que várias culturas visitam o nosso pais
FESTIVAL OLLIN KAN DIAS 31 DE JULHO, 1 e 2 DE AGOSTO VILA DO CONDE
Pela primeira vez Portugal vai receber um dos mais importantes festivais do mundo.
Entre 31 de Julho e 3 de Agosto, a cidade de Vila do Conde vai ser a anfitriã do Festival Ollin Kan.
Festival Internacional das Culturas em Resistência Ollin Kan" nasceu na cidade do México e traz-nos a esperança e a fé em nós mesmos, no ser humano e no seu potencial criativo para materializar a beleza, a irmandade o respeito, a paz e a liberdade.
Este Festival move um mundo e nós movemo-nos através das suas latitudes e meridianos, com o impulso de vozes enigmáticas provenientes de terras longínquas e culturas milenares.
Movemo-nos guiados por acordes musicais vindos de instrumentos, que com sábia paixão, foram criados pela consciência de povos que nunca antes estiveram tão próximos.
Esta é uma das raras oportunidades para conhecer povos e culturas que sempre nos pareceram tão distantes.
O ritmo das percussões, os sons envolventes das cordas e as notas dos instrumentos de sopro, emanam de uma maravilhosa diversidade de instrumentos musicais lendários, cuja própria criação sintetiza a história da humanidade e a sua relação com a terra.
Todos juntos viajamos desde as montanhas altas, às imponentes florestas das terras frias, passando pelas férteis planícies de pastores, até aos rios, lagos, mares, cruzando aldeias de pescadores, agricultores e caçadores, até às exuberantes selvas tropicais, passando pelos desertos… enfim por toda a TERRA!
Por tudo isto, pensamos que a música e o intercâmbio cultural vão permitir a todos os que se deslocarem a Vila do Conde possam sorrir, dançar, sonhar e reflectir... algo sem preço, sem bolsa de valores e que se traduz simplesmente em LIBERDADE!
Breve história do Festival
O Festival Internacional das Culturas em Resistência Ollin Kan é uma aproximação a um outro olhar, aquele que resistiu e defendeu as suas heranças e alternativas culturais, sendo um dos festivais mais importantes do mundo.
O Festival Ollin Kan é assim um encontro vigoroso entre os povos que nos brindam com músicas e danças provenientes de todos os continentes.
Sonoridades provenientes do mundo/espaço árabe, flamenco, do fado, da música celta, do reggae, da rumba, da salsa, dos sons jarochos, do Caribe, da música mandinga, do samba, da bossa nova, do tango, da música dos Balcãs e todas as expressões de raiz na sua forma mais pura e nas suas múltiplas fusões com o mundo moderno.
O Festival Ollin Kan tem 4 semanas de duração e oferece 39 cenários.
O crescimento deste festival nos últimos 3 anos foi de 600%, que se manifestou num alargamento da programação, dos palcos e cenários, no impacto dos media, na participação internacional e no público assistente.
PROGRAMAÇÃO
Banda de Tlayacapan – México
Radaid – México
Pibo Marquez - Venezuela
Cheik Tidiane Seck – Mali
Paban das Baul – Índia
Costo Rico – Espanha
Cadência – Espanha
Xarnege – País Basco
Dites 34 – França
Dazkarieh - Portugal
Atlântida – Portugal
MU – Portugal
Batoto Yetu – Portugal/ PALOP
Galandum Galundaina – Portugal
Frei Fado d’el Rei – Portugal
Duo Huong Thanh et Guo Gan – Vietnam/ China
DJ Gringo da Parada – França
Sem comentários:
Enviar um comentário