terça-feira, 29 de julho de 2008

Exposição de Fotografia de Luish Coelho



ESTREITORAMA

Panoramas Estreitos


Exposição do fotógrafo Luish Coelho




Fotografia Pinhole


“Desde que artistas conceituais começaram a utilizar a fotografia para documentar, registrar ou como elemento participante de seus projetos, ações e performances, este suporte começou a variar o sentido que lhe vinha impondo a própria disciplina, libertando-se de ataduras formais e apontando em outras direções.
Para essa mostra Luish Coelho utiliza a fotografia como meio para construir e desenvolver uma sintaxe plástica por onde circulam diferentes atitudes de pensar criticamente a realidade.


A intenção do artista é mostrar diferentes fragmentos de um mesmo universo.


Cheias de cores e movimento, as imagens trazem histórias de busca de uma identidade coletiva na luta contra o individualismo que absorve memórias e raízes cotidianamente.



Luish Moraes Coelho graduou-se em Desenho Industrial e cursou mestrado em Artes Visuais na Universidade de São Paulo, Brasil.


Professor de Fotografia na Escola de Belas Artes da UFMG, é também escritor, poeta e designer de produtos.
Desde 2004, realiza exposições de fotografia, instalações e vídeo com destaque para a individual Meta-Câmeras em 2007 na Galeria de Arte Copasa em Belo Horizonte, Brasil.


Participou da coletiva Palavra-Silêncio sob a curadoria de Geraldo Souza Dias.


Apresentou o vídeo-animação "Assim no Céu como na Terra", no Festival Anima Mundi.”


“Utilizo câmaras Pinhole (de orifício) com filme 120 (médio formato) para produzir Estreitorama.


Estas câmaras permitem mais liberdade de criação e boa qualidade na ampliação. A imagem resultante, apesar de fotográfica, aproxima-se mais de uma imagem mental do que óptica, onde um espaço visual é construído depois de o filme assimilar múltiplas sensações.


Para isso, dentro da câmara, coloco retículas gráficas de pontos. Estas retículas permitem criar máscaras de meio-tom, assim como sobreposições de formas e cores. Eu amo retículas!


No início do século XX, sua invenção foi fundamental para a impressão da fotografia em larga escala nos jornais e revistas.


Agora, trago-a para a matriz fotográfica, faço fotos que já nascem com uma trama de pontos. Uma foto construída de partes estreitas, de trechos de luz e sombra, colhidos linearmente, um após o outro, como um texto, onde colocamos palavra após palavra para criar imagens na mente do leitor.”
(Luish Coelho)


Inauguração: 01 de Agosto às 19:00 horas.

Até 31 de Agosto de Terça à Sábado, das 13:30h às 19:00h

Colorida Galeria de Arte Rua Costa do Castelo 63, Lisboa(Ent. Esc. Marques Ponte de Lima, 1A)Tel 211 512 142www.colorida.pt

Sem comentários: