segunda-feira, 21 de julho de 2008

Fans do Jazz: Ornette Coleman vem aí!!!



Mandrake apresenta
Ornette Coleman



Está de regresso um dos maiores compositores de Jazz de todos os tempos.

Ornette Coleman traz a Portugal o concerto baseado no seu mais recente trabalho «Sound Grammar», obra-prima absoluta que lhe valeu um Pulitzer em 2007.
Em 1958, com o álbum de estreia «Something Else», Ornette Coleman mostrou ao mundo uma nova abordagem e nunca mais o jazz seria ouvido da mesma maneira.

Alguns críticos chamaram-lhe «free jazz», mas Coleman rejeitou a definição argumentando que a sua música requer demasiada preparação para lhe chamar «Free».


45 discos depois, Ornette Coleman recebe o «Grammy» de carreira, o mais alto galardão oferecido a um músico.

Para além desta honrosa distinção, Coleman ainda recebeu o prémio «Living Legend» em Washington e a «Texas Medal of the Arts» no Texas.

Na última cerimónia da entrega dos Prémios Jazz 2007 em Nova Iorque, o virtuoso americano recebeu mais 4 prémios: álbum do ano, músico do ano, melhor ensemble e alto saxofonista do ano.
A crítica e público aplaudem entusiasticamente cada trabalho de Ornette Coleman e os seus concertos são sempre inesquecíveis.

Em Portugal faz-se acompanhar por Tony Falanga no baixo, Denardo Cohen na bateria e no piano vai estar Al Macdowell, um ensemble de luxo com destaque para a presença do seu filho Denardo.
Ornette Coleman é um génio, a sua música continua a quebrar barreiras e cada actuação é uma nova forma de ouvir jazz.

Em Lisboa vai actuar na Aula Magna a 5 de Novembro, no Porto o concerto está marcado para o Coliseu no dia 7 de Novembro.

Sem comentários: