quarta-feira, 30 de julho de 2008

A exoneração de Carlos Fragateiro


CARLOS FRAGATEIRO : UM DESPEDIMENTO SEM JUSTA CAUSA!
Hoje, pela manhã, Carlos Fragateiro comunicou, aliás confirmou, à comunicação social que tinha sido exonerado das suas funções como Director do Teatro Nacional de D.Maria II.

Porquê? Mistério
Razões aduzidas e lógicas? Não há

Conversa com o Ministro? Impossivel


Perante isto e sejam quais forem as razões que levaram a este despedimento sem justa causa( o que parece não será permitido pelo Código de Trabalho mesmo depois da remodelação) parece-nos muito pouco curial que depois de se assumir um cargo governativo não se recebam os agentes que estão sob a sua tutela.
E mais que se convidem outros para o lugar quando este ainda está preenchido.

E segundo Carlos Fragateiro desde a tomada de posse deste Ministro da Cultura que qualquer contacto com ele lhe foi vedado.

Afirma o ex-director- a quem aliás foi proibida a realização da conferência de Imprensa no espaço do Teatro, polícia à porta a não permitir a entrada- que desde o princípio do ano tentava falar com o titular da pasta da Cultura mas em vão.
Disponibilidade nula. Só um assessor o recebia. Ninguém tem nada contra os assessores mas eles terão as suas funções que não serão certamente de governação. A menos que alguma coisa tenha mudado e não tenhamos dado por isso!

Carlos Fragateiro, cujo trabalho temos acompanhado de perto, conseguiu no meio de vicissitudes imensas dar um impulso ao tenebroso e vetusto Teatro Nacional de D.Maria II. Abriu-lhe as portas e deu-lhe novos espaços, novos palcos.
Exportou trabalho português que deixou assim de ficar estagnado em território nacional.

Fez parcerias, organizou Mostras de Teatro Internacional, e levou à cena peças de vários estilos e gostos.

Pedradas no charco da estagnação cultural em que se pretende manter o País?

Não chegaram 48 anos?

Carlos Fragateiro vai regressar à sua Universidade, vai descansar e vai certamente seguir com atenção o desenrolar desta história muito mal contada.

Será que o mistério será um dia desvendado?

Entretanto o ex- director do Teatro de D.Maria II interpôs procedimento judicial contra aquilo que considera uma ofensa ao seu bom nome e não só.

Resta-nos aguardar o desenrolar dos acontecimentos e ... que o mistério se resolva.

Sem comentários: