sexta-feira, 9 de maio de 2008

Sugestões das Edições 70



Há 63 anos, a 8 de Maio, em Berlim, a Alemanha assinava a sua rendição incondicional, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.Assinalando a data, e também o Dia da Europa, a 9 de Maio, Edições 70 sugere-lhe:

Norman Davies
A historiografia convencional retrata o palco europeu da Segunda Guerra Mundial como uma aliança de nações contra, essencialmente, a Alemanha nazi, a representação do Mal. Indo para além desta oposição simplista - e com base em detalhada investigação - Norman Davies afirma que o conflito que grassou na Europa foi na realidade dominado por duas forças do Mal, e não apenas uma. Nesta perspectiva, o desfecho da guerra foi ambíguo, na medida em que a Europa de Leste apenas substituiu um regime ditatorial por outro, situação que Churchill descreveu na perfeição ao cunhar a expressão «cortina de ferro» para designar a nova realidade da Europa de Leste. De igual modo, segundo o autor, a vitória dos Aliados ficou comprometida em termos morais pela sua associação ao regime estalinista. Para muitas populações, a libertação de 1945 foi o início de quase 50 anos de opressão totalitária.
NORMAN DAVIES nasceu em 1939 no Lancashire. É um historiador inglês de ascendência galesa, conhecido pelas suas publicações sobre a história da Polónia, da Europa, e das Ilhas Britânicas.
Da ascensão de Hitler à invasão da Polónia, dos Países Baixos e da França, da Batalha de Inglaterra ao ataque à União Soviética, dos confrontos no Norte de África ao Holocausto, passando pelas batalhas do Pacífico, esta obra analisa as forças em contenda e aborda os motivos que originaram aquele que viria a ser o maior conflito bélico que a Humanidade conheceu. Conflito de consequências devastadoras em todo o mundo, com milhões de mortos, a II Guerra Mundial provocaria, ainda, um reordenamento geopolítico, com consequências que ainda hoje são perceptíveis.
ROBERT PARKER (1927-2001) foi um reputado historiador britânico, cujo obra incidiu em especial sobre a Segunda Guerra Mundial e pela figura de Churchill em particular. De 1952 a 57 foi professor de História na Universidade de Manchester, e ensinou História Moderna no Queen’s College, em Oxford, até 1994.
Tony Judt
Numa análise política, social, cultural e económica que se pretende abrangente e revela de que forma estas vertentes se relacionam e influenciam, Tony Judt apresenta-nos uma obra que regista a evolução da Europa do pós-guerra.Do fim da Segunda Guerra Mundial ao desmoronar do império soviético e à expansão da União Europeia, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945 é uma obra fundamental para se ter uma melhor percepção dos acontecimentos e compreender a evolução por que passou o continente europeu nos últimos 60 anos.
TONY JUDT nasceu em Londres, em 1948. Fez os seus estudos em Cambridge e na École Normale Supérieure, tendo leccionado História em Cambridge, Oxford e na Universidade de Berkeley. Actualmente ensina Estudos Europeus na Universidade de Nova Iorque, sendo ainda fundador e director do Remarque Institute na mesma universidade. Autor de várias obras publicadas, contribui também regularmente para a New York Review of Books, Times Literary Supplement, The New Republic e outras publicações.
Informações
www.edicoes70.pt

Sem comentários: