sexta-feira, 9 de maio de 2008

Museu do Oriente tem actividades gratuitas




Actividades gratuitas
assinalam inauguração


O Serviço Educativo do Museu do Oriente promove, no fim-de-semana inaugural, dias 9, 10 e 11 de Maio, um tributo à Ásia, através da oferta de actividades gratuitas, dedicadas a todos quantos desejem conhecer a cultura oriental.

Durante estes dias, os comissários da Colecção Kwok On, Sylvie Gonfond e Jacques Pimpaneau, e o museólogo responsável pelo percurso expositivo do Museu do Oriente, Fernando António Baptista Pereira, realizarão visitas guiadas às exposições permanente e temporárias - “Presença Portuguesa na Ásia”, “Deuses da Ásia” e “Máscaras da Ásia”.

Esta é, também, uma oportunidade para participar em ateliês de Tai Ji Quan, pintura de mãos, origami, pintura facial e ikebana, para consultar o signo do zodíaco chinês, traduzir o nome para línguas orientais e, ainda, desvendar o futuro através de um adivinho macaense.

A não perder, igualmente, a possibilidade de participar em rituais do Chá, através de demonstrações da singular beleza desta cerimónia, tradicional da China e do Japão, e desfrutar de um momento de harmonia e convívio.
Para os mais novos, o Serviço Educativo sugere um workshop durante o qual elementos do grupo Ekvât, de música tradicional de Goa, ensinarão passos de uma dança de curumbins e entoarão canções em concani, língua falada em Goa.

SERVIÇO EDUCATIVO

PROGRAMA

9 de Maio a 8 de Junho

Oficina SE Piso -1
Exposição “A caminho do Oriente – A Viagem”
Exposição dos projectos anuais desenvolvidos pelas escolas que aceitaram o desafio, lançado pelo Serviço Educativo, antes da abertura do Museu do Oriente. A capacidade criativa, de alunos e professores, numa mostra de trabalhos que partiram de um tema universal – A Viagem!

9, 10 e 11 de Maio

Oficinas
Arte Chinesa de Recorte de Papel
(Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)
Sala Nova Deli Piso 4
10h00 11h30 14h00 15h30 17h00
Duração: 1 hora
Antigamente, no Norte da China, a tradição impunha como primeira arte manual feminina, o recorte de papel. No Inverno, quando a paisagem está coberta de neve, as janelas são ainda decoradas com os recortes, que trazem vigor e sorte para o ano novo. Com este ateliê pretende-se ensinar a técnica do recorte de papel.

10 de Maio

O Colégio Guadalupe faz-nos viajar até Macau!
Colecção Presença Portuguesa na Ásia Núcleo de Macau Piso 1
No contexto do desafio lançado às escolas, pelo Serviço Educativo do Museu do Oriente, em torno do tema “Viagem”, os alunos do Colégio Guadalupe, de Verdizela, decidiram partilhar com os visitantes do Museu uma experiência única! Estudaram, a fundo, aspectos relativos a Macau e vão transmitir os seus conhecimentos através de uma visita guiada ao Núcleo de Macau da exposição Presença Portuguesa na Ásia.

9, 10 e 11 de Maio

O Meu Rosto de Herói
Oficina do SE Piso -1
10h00 11h30 14h00 15h30 17h00
Duração: 1 hora
Guerreiro, deus ou feiticeiro? Qual deles gostarias de ser? Com uma máscara podes ser quem quiseres e, a partir daí, conquistares mundos, vencer dragões e navegar oceanos! Oficina de construção de máscaras de gesso, com o formato da própria cara, pintadas a partir de imagens de heróis e deuses que habitam as salas do Museu.

9, 10 e 11 de Maio

Origami
(Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)
Sala Tóquio Piso 4
10h00 11h30 14h00 15h30 17h00
Duração: 1 hora
Chama-se Origami (ori significa "dobrar", e kami "papel") à arte de dobrar o papel, muito popular no Japão e no Oriente em geral. Ao criar uma peça através da dobragem de papel, podemos aperfeiçoar a nossa capacidade de imaginação simétrica e multidimensional, estimulando a concentração e disciplina. Aprende a transformar uma simples folha de papel nas mais diversas figuras.


9, 10 e 11 de Maio

Loi Leong Kwok - Adivinho
Ponto de Encontro
12h00 15h00 18h00 20h00
O adivinho, astrólogo, feiticeiro ou homem de saber, entre muitas outras expressões como poderia ser designado, é uma figura típica e disputada no Largo do Leal Senado, em Macau. Não perca a oportunidade de desvendar o que o futuro lhe reserva nas palavras de um genuíno adivinho macaense.

9, 10 e 11 de Maio

Tai Ji Quan, Estilo Chen
Sala Macau Piso 4
11h30 15h30 17h00
Duração: 1 hora
Com origem nas artes marciais, o Tai Ji Quan é praticado como uma ginástica lenta que visa o equilíbrio e a coordenação corporal, resultando numa forma de meditação em movimento. O estilo Chen é o mais antigo dos cinco estilos tradicionais de Tai Ji Quan.

9, 10 e 11 de Maio

Ritual do Chá Oolong
(Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)
Sala Beijing Piso 4
13h00 14h00 15h00 16h00 17h00
Na tradição cultural chinesa o ritual do chá decorre desde a sua plantação, recolha e secagem, até à preparação da infusão, culminando no elaborado processo de o servir. Desfrute de um momento onde a beleza, a harmonia e o convívio são as notas dominantes.

9, 10 e 11 de Maio

Ritual do Chá Japonês
Sala Beijing Piso 4
18h00 21h00
Duração: 1 hora
A cerimónia do chá requer muitos anos de treino. Antes de dominar toda esta técnica, cada detalhe significa mais do que simplesmente servir o chá. É crucial que os movimentos sejam perfeitos, graciosos, e delicados. Uma demonstração da singular beleza do ritual do chá japonês!

9, 10 e 11 de Maio

Henna, Pintura de Mãos
Ponto de Encontro
15h00-22h00
Na cultura hindu, a henna é usada em todos as grandes celebrações religiosas. Nos casamentos, as noivas pintam as mãos e os pés com intrincados desenhos que pretendem simbolizar a força do amor num casamento. Daí que a noiva procure manter as pinturas o máximo de tempo possível. Viva a experiência de adornar as suas mãos ao gosto hindu.

9, 10 e 11 de Maio

Tradução de Nomes para Chinês
(Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)
Centro de Documentação
11h00-22h00
Diga o seu nome e veja como um calígrafo interpreta os sons e, munido de pincel, tinha da china e folha de papel de arroz, os traduz para caligrafia chinesa.

9, 10 e 11 de Maio

Consulta do Signo do Zodíaco Chinês
(Em colaboração com o Instituto Confúcio – Universidade do Minho)
Sala Goa Piso 4
11h00-22h00
O horóscopo chinês tem como base um Zodíaco com um ciclo de 12 anos, tendo cada ano um animal como signo. Segundo a lenda, Buda queria organizar o mundo e, para tal, chamou os animais para um congresso, organizando-os por ordem de chegada. Descubra o que o seu signo do Zodíaco chinês lhe reserva para 2008.

9, 10 e 11 de Maio

Ikebana
(Em colaboração com Ikebana International)
Sala Díli Piso 4
10h00-13h00 15h00-17h00
Ikebana (em japonês "flores vivas") é a arte japonesa dos arranjos florais. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três conceitos básicos que simbolizam o céu, a terra e o homem. Nesta oficina, oito professoras de Ikebana International ensinam os princípios básicos desta técnica ancestral.

10 e 11 de Maio

Ekvât – Workshop para crianças
Sala Goa Piso 4
11h30-12h30
Elementos do Grupo Ekvât farão uma demonstração dos passos de uma dança de curumbins e entoarão canções em concani, língua falada em Goa. As crianças poderão imitar os passos, experimentar as roupas e dançar com as cheretas (cascas de coco).
Visitas Guiadas Gerais
Uma visita guiada aos diferentes espaços de exposição pela equipa de monitores do Serviço Educativo.


9 de Maio: 11h00 14h00 16h00
10 e 11 de Maio: 11h00 14h00 16h00 18h00 21h00
Visitas Orientadas por Especialistas

9 de Maio

17h00
“Máscaras da Ásia”, com Sylvie Gonfond, colectora e conservadora da Colecção Kwok On.
18h00
“Deuses da Ásia”, com Jacques Pimpaneau, colector e conservador da Colecção Kwok On.
19h00 e 21h30
“Presença Portuguesa na Ásia”, com Fernando António Baptista Pereira, museólogo responsável pelo percurso expositivo do Museu do Oriente.

Sem comentários: