sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dança do Dragão anima lisboa

Dança do Dragão e do Leão
anima Lisboa

O Museu do Oriente apresenta a Dança do Dragão e do Leão, no dia 10 de Maio, Sábado, em vários locais da cidade de Lisboa.
O espectáculo é executado por 50 elementos da Escola de Artes Marciais Chinesas SHE-SI e assinala a inauguração do novo centro de cultura e lazer dedicado à temática da Ásia.

Nesta dança, que obedece aos mais elevados princípios do Wushu e do Feng Shui, na relação dos objectos com a Natureza, o atleta mais antigo da escola é o portador da Pérola, a energia, fogo da vida, que inicia, comanda, e assinala os ritmos e movimentos.
Os restantes elementos, conforme a sua antiguidade na escola, posicionam-se por ordem hierárquica na cabeça do Dragão (liderança, exemplo), na cauda (equilíbrio, navegação) e nos tambores celestes que representam o coração do Dragão (o centro do mundo), anunciando, neste caso, a inauguração do Museu do Oriente.
A acompanhar a dança, são empunhados estandartes, bandeiras e faixas, que homenageiam os antepassados.
O Dragão representa grandiosidade, poder, alegria, sorte e bom augúrio e a sua Dança só é realizada em grandes ocasiões como o “Ano Novo Lunar”.

A Dança do Leão, por sua vez, é um ritual de atribuição de sorte.
Quando o Leão dança com o Dragão, simbolizam o Sol e a Lua, a força, o poder, a fortuna.


Dança do Dragão e do Leão

10 de Maio, Sábado
12h00 – Praça Luís de Camões – Chiado
15h30 – Centro Comercial Amoreiras
18h30 – Museu do Oriente – Avenida Brasília, Doca de Alcântara Norte
Preço: Acesso livre

Sem comentários: