sábado, 17 de maio de 2008

Play no Casino Lisboa




PLAY



20 Maio a 1 Junho




Play é o mais recente projecto dos Kataklò, uma companhia italiana que arriscou, com sucesso, um espectáculo onde a poesia do teatro se aliam à disciplina da dança e das acrobacias desportivas.

Do grego "eu danço, dobrando-me e contorcendo-me", os Kataklò são formados por jovens atletas que em palco quebram a rígida disciplina desportiva, aplicando a sua mestria em coreografias inovadoras que aliam a dança e a ginástica com o teatro e a poesia.

Com cerca de uma década de existência, os Kataklò têm Giulia Staccioli como fundadora. Ex-campeã olímpica de ginástica rítmica, Giulia Staccioli participou em diversas competições internacionais, onde se destacam as participações nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e de Seoul (1988).

No final da sua carreira de atleta, integrou a Companhia Momix onde confirmou a potencialidade da aliança entre o seu treino como ginasta e a sua paixão pela dança.


A mistura de disciplinas, à partida tão díspares e incompatíveis, originou Indiscipline (1996), o primeiro espectáculo, com Giulia a assinar a direcção artística.
O sucesso foi grande, dando à companhia uma imensa visibilidade internacional.

Desde então, os Kataklò já correram o mundo apresentando os seus espectáculos, bem como foram convidados para eventos como a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim (2006), as festas de Passagem de Ano de Hong-Kong, os JO de Sidney, o Festival Fringe de Edimburgo.
Pela primeira vez em Portugal, os Kataklò prometem transgredir as regras, evidenciar os lugares comuns, olhar para a realidade às avessas e animar tudo o que é inanimado.

Esta é a vocação de um grupo inovador e ousado que, acima de tudo, pretende conquistar um espaço para além das fronteiras habituais do teatro.

Ouse não perder! "Eles expressam a arte do movimento corporal de forma singular!", Close Up"Os bailarinos-atletas movem-se em estruturas metálicas: Play é um espectáculo fascinante", La Reppublica"Play mistura balé e ginástica com movimentos atléticos e acrobáticos.

Ou seja, é o encontro da dança com o desporto, tudo no mesmo palco."

Sem comentários: