sábado, 17 de maio de 2008

Museu do Oriente abre as portas noi Dia Internacional dos Museus


Dia Internacional dos Museus

ENTRADA GRATUITA

NO MUSEU DO ORIENTE

O Museu do Oriente volta a abrir as suas portas, gratuitamente, a 18 de Maio, domingo, para um conjunto de iniciativas que vão do teatro às visitas guiadas, passando pelos ateliês infantis, para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

A representação da peça “Antes de Começar”, da autoria de Almada Negreiros, com produção do Grupo Crinabel Teatro, é uma das actividades programadas para este dia.

Influenciadas pela mestria de Almada Negreiros nas artes plásticas, as personagens de “Antes de Começar” são dois bonecos, que se vão descobrindo num exercício de estilo, que combina a fantasia do universo plástico com a simplicidade da narrativa, tornando profundamente clara a sua mensagem: é urgente comunicar.

Paralelamente, decorrem as oficinas destinadas ao público mais jovem: “Mascare-se quem puder!”, para crianças entre os 5 e 11 anos, explora as peças que integram a exposição temporária “Máscaras da Ásia”.

Depois de uma breve caracterização de um conjunto de deuses e heróis, os mais novos terão a oportunidade de escolher uma personagem e criar as suas próprias máscaras.

Destinado a um público adolescente, o ateliê “Educação Intercultural para Jovens”, tem por objectivo promover o debate de diferentes abordagens à problemática da aceitação e gestão das diferenças.

Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer a exposição “A Caminho do Oriente”, com exibições dos projectos anuais desenvolvidos pelas escolas que aceitaram o desafio, promovido pelo Serviço Educativo do Museu do Oriente, há cerca de um ano, em torno do tema “A Viagem”, e de participar em visitas guiadas às exposições permanentes e temporária.

A exposição permanente, que engloba 1.400 peças alusivas à presença portuguesa na Ásia e 650 pertencentes à colecção Kwok On, agrupadas sob a temática “Deuses da Ásia”, está representada por obras das áreas da pintura, cerâmica, têxteis e outras artes decorativas.

A exposição temporária é inteiramente dedicada às “Máscaras da Ásia”.

Composta por mais de duas centenas de exemplares da Índia, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, China, Coreia e Japão, as máscaras apresentam-se em diversos materiais que vão desde a madeira ao papier mâché, passando pelo tecido e pelo metal.

Mais do que um museu, este espaço, único no país, apresenta-se como um centro cultural multidisciplinar, dotado de um Serviço Educativo e equipado com um Auditório, Centro de Reuniões, Centro de Documentação, Loja, Cafetaria e Restaurante.

Sem comentários: