sábado, 17 de maio de 2008

Em Braga Termas Romanas evocam Dia Internacional dos Museus



TERMAS ROMANAS E FONTE DO ÍDOLO

EVOCAM DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS


A Câmara Municipal de Braga proporciona domingo (18 de Maio) o acesso gratuito aos espaços museológicos sob a sua tutela – Termas Romanas do Alto da Cividade e Fonte do Ídolo –, assim evocando o Dia Internacional dos Museus, que então se comemora.




O balneário público identificado como Termas Romanas do Alto da Cividade foi descoberto em 1977, tendo sido construído nos inícios do século II, juntamente com um teatro anexo, que se encontra em escavação.


Classificadas como monumento nacional, as termas inserem-se numa área arqueológica vedada e protegida, tendo sido alvo de musealização, que, domingo, pode ser visitada das 11h00 às 17h00.

A Fonte do Ídolo, com acesso pela Rua do Raio, é reconhecido como um santuário rupestre edificado nos inícios do século I em que se destaca uma figura com toga, com cerca de 1, 10 metros, segurando na mão um objecto que os especialistas admitem ser uma cornucópia.

De acordo com a arqueóloga Manuela Martins, estamos perante um local de grande relevância patrimonial e científica, quer pela sua originalidade, quer também pela informação que faculta acerca das divindades indígenas veneradas nos primórdios da Gallaecia meridional.

Apesar de ser dedicado a deuses autóctones, o santuário da Fonte do Ídolo possui um marcado estilo clássico – diz.

A Fonte do Ídolo pode ser visitada domingo das 11h00 às 17h00.

O Dia Internacional dos Museus decorre este ano sob o tema “Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento”, uma proposta de reflexão sobre o seu papel social e ético na comunidade e uma sugestão de parcerias com as organizações e de promoção do diálogo sobre as questões sociais e culturais.

Exposições, visitas guiadas, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer neste dia.

Sem comentários: