quarta-feira, 7 de maio de 2008

Festival de Animação de Lisboa


Cinema de Animação

MONSTRA 2008

7ª Edição do Festival de Animação de Lisboa

8 a 18 de Maio

Se em 2007, a MONSTRA Festival de Animação de Lisboa quebrou todos os seus recordes em termos de filmes projectados e afluência de público, este ano promete ir ainda mais longe, com mais de 500 filmes em exibição e um leque de convidados de luxo.

Após o Brasil, a República Checa, a França, a Finlândia, a Polónia e a Rússia, o país convidado da MONSTRA é a Inglaterra, um dos mais ricos no que à animação diz respeito, com vários Óscares no currículo e estrelas de calibre mundial, como Nick Park, Joanna Quinn, Brothers Quay ou Mark Baker.
Um dos momentos altos do certame será a celebração dos 40 anos de uma das maiores obras-primas da animação: O Submarino Amarelo de George Dunning, assente na música dos Beatles.

A MONSTRA é um festival de cinema de animação bem implantado em Lisboa, cuja 7ª edição decorrerá entre os dias 8 e 18 de Maio, tendo como centro nevrálgico de exibições o Teatro Maria Matos, repartindo também a sua programação também pelos Cinemas King e São Jorge e pelos Museus Oriente e da Marioneta.

O objectivo do certame é celebrar a animação em todas as suas vertentes, com uma forte aposta na formação (mais uma vez, estão garantidos workshops e master-classes com alguns dos maiores mestres da animação mundial) mantendo uma programação assente na transversalidade e no diálogo entre artes apresentando projectos que unem a arte da animação às artes plásticas, performativas, musicais ou outras.

Este ano, a MONSTRA estreia a sua competição internacional de curtas-metragens, que será bienal, alternando com uma competição internacional de longas-metragens, estreada no ano de 2007.
Paralelamente a este evento central, a MONSTRA continua a sua programação ao longo do ano, de uma forma descentralizada, através da realização de extensões, ciclos de cinema, lançamento de livros, DVD e acções de formação. direcção artística Fernando Galrito


MONSTRINHA

A Monstrinha tem sido, anualmente, uma das grandes apostas da MONSTRA Festival de Animação de Lisboa.

Trata-se de um espaço de formação e programação de filmes com características estéticas, artísticas, narrativas e conceptuais muito próprias, especialmente dedicados a um público infantil e juvenil.
Neste seu espaço da programação, a Monstra tem preenchido uma falta no que diz respeito à pedagogia da arte da animação nos primeiros anos do ensino básico, através da realização de oficinas dirigidas a crianças, pais e filhos e professores e da edição, em 2008, dos cadernos da Monstrinha com os quais se pretende informar e formar pais, professores e alunos na arte da imagem animada.
Pretendemos, na Monstrinha, promover o contacto do público mais jovem com cinematografias distintas das que habitualmente são exibidas nos circuitos comerciais.
As temáticas são as mais diversas e vão da amizade à ecologia, passando pelas relações humanas e pela poesia.
Os filmes são realizados essencialmente por jovens realizadores, que exploram inúmeras técnicas da animação tradicional: do desenho, aos recortes ou à areia, até às mais inovadoras criações em digital.

A Monstrinha apresenta sessões de cinema de animação gratuitas para Escolas do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino básico e sessões especiais de fim-de-semana para a família.
À semelhança de anos anteriores, daremos nesta edição continuidade às Oficinas de Animação e Fascinação para Pais e Filhos e acrescentamos workshops para os jovens e estudantes de cinema e artes.

Sem comentários: