quarta-feira, 7 de maio de 2008

Coral Sinfónico na Póvoa do Varzim


Ciclo Coral-Sinfónico, no Diana Bar.



Este evento musical, organizado pela Câmara Municipal, pela Paróquia de Amorim e pela Orquestra do Norte decorre na Igreja de Amorim, durante o mês de Maio.


Organizado com o intuito de promover os Pequenos Cantores de Amorim, um grupo coral que conta já com seis anos de existência e cuja qualidade é reconhecida além fronteiras, o Ciclo Coral-Sinfónico conta com três concertos, nos dias 9, 17 e 18 de Maio, e ainda com outros três concertos didáctico-pedagógicos, a 14 de Maio.


Com o Ciclo Coral-Sinfónico os elementos dos Pequenos Cantores de Amorim vão ter a oportunidade de partilhar o palco com coros e músicos profissionais.

Guilherme Peixoto, pároco de Amorim, afirmou, por isso, que este ciclo não é só o coroar do trabalho desenvolvido desde a fundação do coro, mas também um motivo de orgulho para os Pequenos Cantores “pois o trabalho que eles fazem não é um trabalho normal, principalmente por estar ligado a uma Paróquia”.

Para Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, esta é mais uma aposta no concelho já de si rico em termos musicais: “Há 30 anos que temos o Festival Internacional de Música, agora temos também, em Rates, o Ciclo de Música Sacra, temos uma Banda Musical, onde grande parte dos músicos são poveiros, temos uma Orquestra Sinfónica e ainda uma Escola de Música”, referiu, afirmando ainda que “as autarquias têm feito muito mais pela cultura do que o Ministério da Cultura”.

Dirigindo uma palavra de apreço aos restantes membros da organização, o Vereador disse ainda que este Ciclo é também uma aposta na qualidade de vida “que passa pelo que nos enriquece culturalmente.

Assim, temos umas crianças mais felizes e também mais sábias”. Por isso, a promessa de apoio para uma segunda edição do Ciclo Coral-Sinfónico ficou já feita.
Os Maestros José Ferreira Lobo e José Manuel Pinheiro estiveram também presentes na apresentação.

O primeiro, da Orquestra do Norte, afirmou ser motivo de orgulho “o envolvimento num projecto desta natureza, que tem que obedecer a um padrão de qualidade”.

Qualidade essa que o Maestro revê no programa, do qual disse, “nos podemos orgulhar”.

José Manuel Pinheiro é outro maestro de mérito reconhecido, estando ligado profissionalmente ao Ensemble Vocal Pro Musica, entre outros.

A ele cabe a direcção do primeiro concerto, onde se irá interpretar Requiem, de Gabriel Fauré.

O primeiro ensaio já decorreu e, nas palavras do maestro, “fizemos coisas impensáveis.

A Orquestra do Norte é uma orquestra profissional que desce às suas origens, por isso foi fácil encontrarmos um espaço de afirmação”.

Sobre este primeiro concerto adiantou ainda ser uma proposta exigente, onde músicos profissionais actuam ao lado de elementos “que nunca leram música” para interpretar uma obra erudita “mas muito bonita, com melodias de grande genialidade”.


O Ciclo Coral-Sinfónico começa, então, a 9 de Maio, com a interpretação de Requiem, de Gabriel Fauré, às 22h00.

Actuam Os Pequenos Cantores de Amorim, que acompanham a soprano Liliana Coelho e o barítono Bruno Pereira e com Daniel Ribeiro no órgão.

Participam também o Coro Júnior Silva Monteiro, o Coro do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, o Coro Juvenil do Conservatório de Música do Porto, a Schola Cantorum «Os Pastorinhos de Fátima» e o Ensemble Vocal Pro Musica.


Na direcção musical está José Manuel Pinheiro, que dirige também os Concertos didáctico-pedagógicos que terão lugar no dia 14, às 10h00, 14h30 e às 16h00, com a participação de mais de duas centenas de alunos do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, de Beiriz.
O programa dos concertos continua no dia 17, às 21h30, com a interpretação de Stabat Mater, de Rossini, pela soprano Ana Paulo Russo, a mezzo-soprano Ana Calheiros, o tenor José Manuel Araújo, o barítono José de Oliveira Lopes e pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora, com direcção de Félix Carrasco, da Orquestra do Norte.


O Ciclo Coral-Sinfónico termina a 18 de Maio, às 16h30, com outra interpretação de Stabat Mater, desta feita de Antonin Dvorák, pelas vozes de Ana Paula Russo, soprano, Larissa Savchenko, mezzo-soprano, João Martins, tenor, Rui Silva, barítono e pelo Ensemble Vocal Pro Musica.

Este último concerto terá direcção de José Ferreira Lobo.

Na apresentação dos concertos estará João Almeida, director-adjunto da Antena 2.


A entrada é livre, mediante a apresentação de convite que pode ser levantado nas instalações da Rádio Mar/Póvoa Semanário, na Rua Comendador Francisco Alves Quintas, nº 835.


Responder Encaminhar Convidar Hardmusica.com para bater papo

Sem comentários: