terça-feira, 6 de maio de 2008

Humberto Delgado-um livro sobre o General sem Medo


Chamaram-lhe terramoto e furacão.
Uns apelidaram-no de general-dinamite, outros de cowboy e de general Coca-Cola.
Ele próprio se retratou como um “Tufão sobre Portugal”, mas foi outro o epíteto
que ficou para a posteridade e no coração do Povo:
Humberto Delgado, o General Sem Medo


Esta é a primeira biografia do homem que desafiou Salazar ao proferir a célebre frase: «Obviamente demito-o!».
Candidato à Presidência da República em 1958, Humberto Delgado galvanizou multidões de Norte a Sul, tendo sido vítima de uma das maiores fraudes eleitorais de sempre.
A sua morte às mãos da PIDE, em 13 de Fevereiro de 1965, foi o principal assassínio político da ditadura e marcou indelevelmente a memória colectiva.
Mito do Século XX, Humberto Delgado renasce neste livro, que narra passo a passo o romance de aventuras da sua vida, desde a infância no Ribatejo até à Cilada de Badajoz.
Fruto de uma investigação de sete anos, a presente biografia revela quão longe mergulham as raízes do descontentamento de Humberto Delgado face ao Estado Novo e disseca a sua relação com o ditador ao longo do tempo.
O leitor acompanha o jovem piloto aviador na sua adesão entusiástica à ditadura nascente e a Salazar, até ao momento em que gritou: «Eu mudei!»
No ano em que se celebra o Cinquentenário da campanha eleitoral do General Sem Medo, essa página ímpar da luta pela Liberdade em Portugal é reconstituída como nunca antes, numa sucessão de frescos históricos protagonizados também pelo povo, desde a apoteótica chegada ao Porto a 14 de Maio aos episódios de violência policial.

Escrito por Frederico Delgado Rosa, neto de Humberto Delgado, o livro desvenda factos totalmente desconhecidos até hoje, relata pormenores intimistas vedados aos historiadores e faz surpreendentes revelações sobre o assassinato.
Humberto Delgado foi morto a tiro por Casimiro Monteiro? O autor rejeita as conclusões do Tribunal de Santa Clara e acusa a Justiça Portuguesa do pós-“25 de Abril” de ter fabricado uma mentira conveniente, transformada em dogma histórico ao longo do último quarto de século.
A presente biografia abala os alicerces do «Caso Delgado» e reconstitui o clímax do crime de forma inédita, com implicações políticas profundas, nomeadamente acerca do envolvimento de Salazar no homicídio e respectivo encobrimento.
Esta obra de referência obrigatória é completada por uma colecção de mais de 200 fotografias, na maior parte inéditas.

Sem comentários: