quarta-feira, 16 de abril de 2008

" Faça compras, receba livros" na Póvoa




23 DE ABRIL

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO



“Faça compras, receba livros” é o apelo lançado pela Biblioteca Municipal no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Livro que em parceria com a Associação Comércio ao Ar Livre promove uma actividade inovadora de incentivo à leitura.
De 21 a 23 de Abril, quem realizar compras nos estabelecimentos comerciais aderentes à iniciativa recebe um cupão que lhe permitirá levantar gratuitamente um livro numa extensão da Biblioteca especialmente criada neste período no nº 63 da Rua da Junqueira e na qual decorrem “Tardes com Histórias”.
Ainda no âmbito das comemorações, os livros estarão na rua e irão também a duas instituições do concelho, Beneficente e Santa Casa da Misericórdia, às 14h00 e 15h00, respectivamente, para Sessões especiais de Leitura Sénior.

Este projecto teve início no dia 23 de Abril de 2007 e desde então tem cumprido o seu objectivo de estimular a imaginação e ocupação dos tempos livres dos idosos através de actividades de animação de leitura.
Irá decorrer ainda, no Auditório Municipal, às 15h00, a 3ª edição de “Vamos passar o Testemunho”, uma actividade que envolve a participação das escolas do primeiro ciclo de ensino, convidadas, no início do ano lectivo, a construir em conjunto uma história que seria começada por uma turma de uma escola e depois passada sucessivamente às outras turmas tanto dentro do mesmo estabelecimento de ensino como a outros participantes para que a continuassem.

A história, agora concluída, vai ser apresentada e lida, no dia 23, pelas crianças que a escreveram, sendo a apresentação aberta ao público em geral.
À mesma hora, na Sala Polivalente da Biblioteca, poderá assistir ao filme Toda a memória do Mundo, um documentário de Alain Resnais, de 1956, sobre a Biblioteca Nacional de Paris, em que fica clara a obsessão do cineasta pela capacidade da memória humana, e pelas tentativas de registo dessa memória.

Aos poucos, vamos passando de pilhas de livros amontoados para uma construção absurdamente labiríntica, a da biblioteca, e somos convidados a acompanhar os estágios de trabalho dentro dela, e a maneira como os livros chegam aos leitores.

Esta iniciativa insere-se no Ciclo de filmes “Universo Biblioteca” sobre a relação entre a Biblioteca, os Livros, a Literatura e o Cinema, que teve início no dia 8 e termina a 29 de Abril com “Descobrir Forrester”, de Gus Van Sant.
As celebrações do Dia Mundial do Livro também decorrem no espaço da Biblioteca Municipal, às 10h00, com a apresentação virtual do livro de Actas do Seminário “20 Anos de Leitores e Bibliotecas” que teve lugar a 30 de Novembro de 2007 promovendo a reflexão e o debate sobre os desafios que enfrentam as bibliotecas integradas na Rede Nacional, 20 anos após a sua criação.
O dia termina na Escola Secundária Eça de Queirós, às 21h30, com uma Tertúlia sobre “O valor dos Livros” com Luís Diamantino, José Maria Maciel e Fernando Souto intitulada A Biblioteca pelas Bibliotecas Repartida.

Sem comentários: