Rock in Rio entrega Prémios
Projectos vencedores do concurso
“Rock in Rio Escola Solar”
3 PRIMEIROS CLASSIFICADOS – financiados pelo Rock in Rio para implementação
Açores - Esc. Sec. Domingos Rebelo
Projecto - Aquecimento de uma IPSS utilizando a Geotermia – Medidas de redução de energia e melhoria do conforto térmico no Lar da Santa Casa da Misericórdia através do aproveitamento térmico das águas quentes da localidade das Furnas – local de riqueza geotérmica fruto da actividade vulcânica.
O projecto envolve a captação das águas quentes provenientes de uma das diversas ribeiras de água quente que percorrem a localidade das Furnas, e posterior encaminhamento dessas mesmas águas, conduzidas por um circuito externo de canalização, a um circuito interno no interior da habitação pertencente à Santa Casa da Misericórdia.
Aveiro - Escola Secundária Oliveira Júnior
Projecto - Construção de colectores solares, para aquecimento de águas sanitárias de baixo custo, com recurso a materiais alternativos. Em parceria com a CERCI local, este projecto constituirá uma forma de integrar cidadãos portadores de deficiência na vida activa, dando-lhes a possibilidade de adquirir competências ao nível das energias renováveis, entre outras.
Lisboa - Escola Básica 2,3 da Galiza
Projecto – Promover a redução dos consumos de energia e a melhoria do conforto térmico no Centro Social de Nossa Senhora de Fátima, em São João do Estoril. Construção de um forno e aquecedor solares com materiais reciclados para a sala dos idosos, elaboração de um destilador solar para reaproveitamento de água suja, transformando-a em água limpa e a sensibilização dos utentes do centro relativamente à questão da sustentabilidade.
17 RESTANTES VENCEDORES
Beja - Escola EBI de Santa Maria
Projecto - Projecto bombeio da água por ariete hidraúlico. Estudo, concepção e construção do protótipo de um sistema de bombeio e elevação da água, utilizando unicamente a energia da mesma, reproduzindo o sistema de ariete ou carneiro hidraúlico.
Braga - Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira
Projecto - O projecto "Muda a Casa" aborda questões relacionadas com a arquitectura mas numa perspectiva da eco-eficiência dos edíficios. Pretende sensibilizar os alunos para a importância da concepção sustentada dos edíficios e das opções arquitectónicas na eficiência energética dos mesmos, para além de dar a conhecer as alternativas energéticas existentes de forma a tornar os edifícios mais amigos do ambiente.
Projecto - O projecto "Muda a Casa" aborda questões relacionadas com a arquitectura mas numa perspectiva da eco-eficiência dos edíficios. Pretende sensibilizar os alunos para a importância da concepção sustentada dos edíficios e das opções arquitectónicas na eficiência energética dos mesmos, para além de dar a conhecer as alternativas energéticas existentes de forma a tornar os edifícios mais amigos do ambiente.
Bragança - Escola Secundária de Mirandela
Projecto - Projecto de sensibilização, recolha e valorização (produção de biodiesel) de óleos alimentares usados para efeitos energéticos, revertendo os seus resultados para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).
Castelo Branco - Escola EB 2,3 Serra da Gardunha
Projecto - Projecto "Rentabilizar para Melhorar" pretende sensibilizar os alunos e os utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Deficiente Mental para a problemática das alterações climáticas, relacionadas com a emissão, para a atmosfera, de gases de efeito de estufa, resultantes da produção de energia eléctrica à base de combustíveis fósseis.
Coimbra - Escola Tecnológica e Profissional de Sicó
Projecto - O projecto trabalha o tema das alterações climáticas em dois vectores: "Poluição em Movimento" dado que os transportes são o sector que mais gases com efeito de estufa emite; e "As casas, autênticas chaminés", uma vez que o aquecimento e a iluminação dominam as emissões gasosas poluentes.
Évora - Escola Secundária de Montemor-o-Novo
Projecto - Auditoria energética à Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo e soluções para a sustentabilidade. As emissões de gases de efeito de estufa, associadas ao aumento do consumo de energia de origem fóssil nos sectores residencial e de serviços, forçam a necessidade de intervenção, já que estes sectores foram identificados como aqueles onde há maior ineficiência energética.
Faro - Escola Jacinto Correia
Projecto - Sensibilização dos alunos para a redução de emissões de gases com efeitos de estufa através de jogos e teatro. Valorizar nas crianças a sua capacidade de expressão, criar uma cultura de escola onde sejam valorizados os diferentes saberes, nomeadamente os que visem a redução das emissões de carbono através de acções como a utilização cada vez maior das energias renováveis.
Guarda Agrupamento Escola de Vila Nova de Tazem
Projecto - Incentivar a redução do consumo, sensibilizar a reutilização e promover a recicalgem com o objectivo de reduzir de forma directa a produção de poluentes (atmosféricos e ao nível do solo), diminuindo o consumo de bens naturais.
Projecto - Incentivar a redução do consumo, sensibilizar a reutilização e promover a recicalgem com o objectivo de reduzir de forma directa a produção de poluentes (atmosféricos e ao nível do solo), diminuindo o consumo de bens naturais.
Leiria - Escola Secundária c/ 3ºCEB da Batalha
Projecto - Aproveitamento da Energia Solar para aquecimento de água - Concepção de um sistema simples de colectores solares térmicos destinados a fornecer água quente a instalações sanitárias e de utilização em máquinas de lavar roupa e louça. O projecto pretende reduzir o consumo de gás natural e de electricidade, não se emitindo o equivalente em CO2, ganhando com isso o ambiente e reduzindo-se os custos.
Lisboa - Colégio Valsassina
Projecto – “Marvila em acção contra o carbono” é o nome de um projecto que pretende, ao nível local, combater as alterações climáticas e pôr em prática políticas sustentáveis na área da energia e transportes. Elaboração e implementação de um sistema de gestão de carbono associado às actividades da escola.
Portalegre - Agrupamento Escolas de Castelo de Vide - Escola EB 2,3 Garcia d' Orta
Projecto - Diagnóstico, sensibilização e intervenção social. Levantamento do nível de sensibilidade da população às questões das alterações climáticas e da utilização racional da energia na sua vida quotidiana. Inquérito directo à população e consulta às entidades responsáveis pelo fornecimento de água, electricidade e triagem de resíduos.
Porto - Escola Secundária Aurélia de Sousa
Projecto - Projecto de eficiência energética num dos bairros mais carenciados do Porto, o bairro do Cerco, ao nível dos gastos de energia mas também ao nível de sensibilização das pessoas para o tema em questão.
Santarém - Ensino Secundário de Salvaterra de Magos
Projecto - Projecto de monitorização de intensidade solar no recinto da escola e optimização do conforto térmico do edifício do Hospital de Misericórdia local.
Setúbal - Esc. Básica 2,3 c/ Secundário de Santo António
Projecto - Construção de uma torre eólica na escola de modo a produzir energia limpa e sensibilizar a população para as energias renováveis.
Viana do Castelo - Externato Maria Auxiliadora
Projecto - Viagens Saudáveis - A quadricicleta Viscasan - Construção de um modelo de viatura ecológica, uma quadricicleta. Ligação de duas bicicletas com uma cobertura de lona transparente de modo a ser possível usá-la também em tempo de chuva. As bicicletas terão um motor integrado que permita a esta viatura ser um hibrido humano, em que a energia muscular produza energia eléctrica e esta apoie a energia muscular em momentos mais difíceis, por exemplo, nas subidas.
Viseu - Escola Profissional Mariana Seixas
Projecto - Aproveitar o Vento e o Sol - Instalação numa IPSS de um projecto no âmbito das energias renováveis. Através de um aerogerador e de painéis solares converte-se a energia solar e eólica em energia eléctrica.
Madeira - Esc. Bás. 1, 2, 3 Prof. Francisco M.S. Barreto
Projecto - Construção e instalação de aquecedores solares utilizando embalagens descartáveis. Conjunto de acções de sensibilização no contexto escolar e junto da comunidade local para que reconheçam as vantagens desta energia alternativa e que a passem a adoptar.
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