quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sérgio Godinho com novo disco após 6 anos

Seis anos após a publicação de um álbum de originais, Sérgio Godinho acaba de regressar ao mercado discográfico com o CD “Ligação Directa”.

Este regresso acontece com um disco ao vivo, gravado no Teatro Maria Matos por ocasião dos concertos ocorridos entre os dias 16 e 20 de Maio de 2007, em cinco datas completamente esgotadas.

Este espectáculo teve como ponto de partida o último disco de originais de Sérgio Godinho, “Ligação Directa”, editado no final de 2006.
Recordamos que “Ligação Directa” foi escolhido como Disco do Ano pelo Blitz, tendo ainda levado Sérgio Godinho a conquistar o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual desse ano.

Com a peculiar subtileza a que nos habituou, o “cantautor” oferece-nos dez novas cantigas com “ligação directa” a um dia-a-dia cada vez mais desesperante, ou a um desencanto cada vez maior pela realidade recente, como “Às Vezes o Amor”, “Só Neste País” ou “O Velho Samurai”, fazem parte do alinhamento deste disco grandes clássicos da história da música nacional, como “Com Um Brilhozinho nos Olhos”, “Espectáculo”, “Arranja-me Um Emprego” ou “O Primeiro Dia” ou ainda temas recuperados e rearranjados para estas apresentações – “Dias Úteis”, “Homem-Fantasma” ou ainda “Quatro Quadras Soltas”.

“É Tão Bom”, o primeiro single, é também uma das surpresas deste “Nove E Meia No Maria Matos”, um tema inicialmente composto para a série televisiva “Os Amigos de Gaspar” mas que tem ganho vida nova nas apresentações ao vivo.

Um tema emblemático para os fãs mais jovens de Sérgio Godinho.

Sérgio maneja a palavra até à exaustão, eleva o lugar-comum ao patamar da poesia, revitaliza o sinónimo, dignifica o trocadilho, requalifica o calão…

Ao longo de 35 anos de carreira construída com serena humildade e invulgar elevação, Sérgio Godinho surpreende-nos porque, permanecendo fiel a padrões estéticos e ideológicos irrevogáveis para qualquer pessoa de bem e de bom gosto, concilia exemplarmente a audácia da novidade, com a coerência de princípios própria de quem acredita num mundo melhor.

Num tempo em que se enaltece, incentiva e pratica a vacuidade de ideias e o desleixo da intervenção cívica, exemplos como o de Sérgio Godinho assumem especial importância, designadamente junto de criadores mais jovens que olham para o futuro com perigosa apatia.Estabeleçamos, pois, com carácter de urgência, “Ligação Directa” a Sérgio Godinho!

A acompanhar Sérgio Godinho em palco estiveram, como habitualmente, Os Assessores:

Nuno Rafael: direcção musical, guitarras, programação e coros
Miguel Fevereiro: guitarras, percussão e coros
João Cardoso: piano, teclados e coros
Nuno Espírito Santo: baixo e coros
Sérgio Nascimento: bateria, percussão e coros
Sara Corte-Real: coros, teclados e percussão
João Cabrita: sopros e coros



http://www.youtube.com/v/fPhC5j9ybwo&rel=1"> name="wmode" value="transparent">http://www.youtube.com/v/fPhC5j9ybwo&rel=1" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355">

Sem comentários: