quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mostra do Cinema Alemão no S.Jorge

Mostra de Cinema de Expressão Alemã

KINO no Cinema São Jorge

A decorrer no Cinema São Jorge entre os dias 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro, KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemão pretende dar a conhecer ao público português a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã, nomeadamente através da apresentação de filmes que não entram no circuito de exibição comercial.

Realizado pelo Goethe-Institut, em colaboração com o ABC Cineclube e co-produção EGEAC, KINO – palavra que em alemão designa Cinema – é o sucessor do Festival de Cinema Alemão de Lisboa, que agora se alarga com a exibição de produções originárias da Áustria, Luxemburgo e Suiça.

O Festival tem como curador o jornalista e crítico alemão Andreas Kilb e é composto por 17 longas metragens, incluindo também um ciclo dedicado à “Nova Escola de Berlim”, programado por André Dias.

A “Nova Escola de Berlim” é um movimento cinematográfico, sem regras definidas, que teve a sua origem na dffb (Deusche Film- und Fernsehakademie), uma academia independente de cinema na dinâmica cidade de Berlim. Os jovens realizadores alemães seguidores da “Nova Escola de Berlim” têm-se destacado em vários festivais com um cinema fluído e narrativo, baseado numa fotografia límpida e em argumentos que espelham o mal-estar social e pessoal das nossas sociedades capitalistas.

O realizador Christian Petzold fará a apresentação de dois filmes seus, nomeadamente WOLFSBURG (2002) e GESPENSTER (2005).

Na sessão de abertura de KINO, uma produção austríaca – “Die Fälscher/Os Falsificadores”, em ante-estreia nacional.




KINO:

Ø Cinema São Jorge
Ø 30 Janeiro > 6 de Fevereiro

Sem comentários: