quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Rabih Abou-Khalil em Portugal

Compositor e mestre do oud, Rabih Abou-khalil, vem a Portugal dar dois concertos, o primeiro no Centro Cultural de Vila Flor dia 18 de Janeiro as 22.00H, e o segundo na Culturgest em Lisboa no dia seguinte as 21,30H.

Rabih Abou-khalil é um dos músicos mais prolíficos da world music. Estudou música Árabe e Europeia no Conservatório de Beirute, bem como em Aleppo e Damasco. Em 1978, por causa da guerra civil do Líbano, forçado a sair do seu país, foi para Munique, onde estudou flauta clássica na Academia de Música dessa cidade. A preocupação analítica relativa à tradição clássica europeia permitiu-lhe compreender a música árabe de um ponto de vista exterior e teórico, dando-lhe a descobrir a possibilidade de operar em simultâneo com sistemas musicais divergentes.

Com uma discografia extensa e mais de 500.000 cd´s vendidos em todo o mundo, Rabih Abou-Khalil é considerado um compositor e instrumentista vanguardista que se encontra entre os artistas de maior sucesso no mercado de jazz europeu. Em 1999 recebeu cinco prémios da German Phono Academy. As participações de Khalil em festivais de jazz internacionais e nas mais prestigiadas salas de espectáculo do mundo são inúmeras.

Os concerto apresentados em Portugal, tem como ponto de partida o CD Journey to the Centre of an Egg e junta um dos mais conhecidos pianistas de jazz europeus, o alemão Joachim Kühn e o excelente percussionista Jarrod Cagwin, que desde há muitos anos faz parte de bandas de Abou-Khalil e conhece profundamente os ritmos turcos, árabes e africanos.

Em Journey to the Centre of an Egg pela primeira vez Abou-Khalil compõe em colaboração, escrevendo com Kühn todas as faixas do CD. O resultado, segundo John Kelman escreve em All About Jazz, é o álbum de cruzamento de culturas mais livre e mais bem sucedido de todos os que Rabih já gravou

Sem comentários: