Dois Pianos, dois Pianistas no Teatro Circo de Braga
Dois pianos e dois pianistas são os protagonistas do concerto que, sob a designação TwoPianists”, Nina Schumann e Luis Magalhães apresentam a 8 de Dezembro (21h30) no Theatro Circo.
Residentes na África do Sul, país onde também leccionam na Universidade de Stellenbosch, o duo, cujo projecto tem vindo a percorrer os auditórios nacionais, propõe a interpretação de obras de Brahms (variações sobre um tema de Paganini op.35), Rachmaninoff (suite n.º 2 op. 17, introduction, valse, romance e tarantela), Liszt-Buzoni (Paganini, etude n.º 6), Friedman (Paganini, etude op. 47b) e Lutolawsky (variações sobre um tema de Paganini).
Nascido da união em palco de Luis Magalhães e Nina Schumann, o projecto “TwoPianists” é já considerado, entre audiências e críticos, como um dos mais conceituados no restrito universo de duos de piano.
Aos aplausos conquistados na América do Norte, Europa e África juntam-se ainda as considerações da imprensa que os refere como «os grandes rivais das Labeque Sisters» (“Jornal de Notícias”), cujas performances, «impressionantes», se distinguem pela «expressividade e profundidade dos sentimentos que transmitem» (“Die Burger”).
A seduzir plateias desde 1999, ano em que Luis Magalhães e Nina Schumann se conhecem nas aulas do célebre pianista russo, Vladimir Viardo, na North Texas University, a dupla não deixa, contudo, de prosseguir com uma carreira a solo internacionalmente reconhecida não só pelo evidente virtuosismo, interpretação exemplar e musicalidade apaixonada, mas também pelo reportório invulgar que cultivam.
Juntos nos palcos e fora deles – Luis Magalhães e Nina Schumann casaram acerca de um ano após o início da convivência nas aulas de Viardo – “TwoPianists” são detentores de um reportório composto por obras como as sinfonias completas de Beethoven para quatro mãos, música completa para dois pianos de Rachmaninoff (editado em 2006 pela “Universal Records”) e inúmeros programas que incluem composições para dois pianos e percussão.
Com um percurso artístico marcado pela primeira actuação em público aos 15 anos, Nina Schumann rapidamente concentrou as atenções dos especialistas, revelando-se como uma das mais promissoras pianistas da África do Sul.
De entre as várias distinções atribuídas, Schumann foi vencedora da maior competição sul-africana e de vários prémios académicos, designadamente o “Oude Meester National Prize”, o “ATKV Forte Competition” ou o “SABC Music Prize”, entre muitos outros. Nina Schumann participou ainda em várias competições internacionais, incluindo o “Morocco International” e a “UNISA/ Transnet International Piano Competition”, na qual atingiu a semifinal e arrecadou três prémios especiais, um dos quais o de “Mais Promissora Pianista Sul-africana”.
Natural de Famalicão, cidade onde recebeu a Medalha Nacional para a Cultura, Luis Magalhães começou a tocar piano aos cinco anos.
Dos vários prémios conquistados em competições nacionais e internacionais destacam-se a primeira posição na “Competição Maria Campina”, o segundo prémio na Competição da Juventude Musical Portuguesa, uma menção honrosa na Competição Helena Sá e Costa e o segundo prémio para a melhor performance de Rachmaninoff na “Russian Music International Piano Competition”, em 2002, nos Estados Unidos da América. Natural de Famalicão, cidade onde recebeu a Medalha Nacional para a Cultura, Luis Magalhães começou a tocar piano aos cinco anos.
Dos vários prémios conquistados em competições nacionais e internacionais destacam-se a primeira posição na “Competição Maria Campina”, o segundo prémio na Competição da Juventude Musical Portuguesa, uma menção honrosa na Competição Helena Sá e Costa e o segundo prémio para a melhor performance de Rachmaninoff na “Russian Music International Piano Competition”, em 2002, nos Estados Unidos da América.
Os ingressos, a 8 euros, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.
____________________________________________________________
Theatro Circo - Município de Braga
avenida da liberdade, 697 – 4710.251 braga – +351 253 203 800
theatrocirco@theatrocirco.com - reservas@theatrocirco.com – http://www.theatrocirco.com/
Os ingressos, a 8 euros, podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo.
____________________________________________________________
Theatro Circo - Município de Braga
avenida da liberdade, 697 – 4710.251 braga – +351 253 203 800
theatrocirco@theatrocirco.com - reservas@theatrocirco.com – http://www.theatrocirco.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário